Rio Grande do Norte recebe delegação da Paraíba e Pernambuco para conhecer projeto de conectividade nas escolas

Rio Grande do Norte

21.02.2024

Na busca por referências para seus próprios projetos de conectividade, uma delegação do estado de Pernambuco e da Paraíba desembarcaram no Rio Grande do Norte nesta semana. O objetivo principal da visita foi conhecer de perto o programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, o Geração Conectada, ação que universalizou o acesso à rede de banda larga nas escolas estaduais.

A eficiência e abrangência da Geração Conectada chamaram a atenção não só de estados vizinhos, mas também de outros lugares do país, levando o RN a ser um dos pioneiros na disponibilização de internet em alta velocidade para 100% das escolas públicas estaduais, com seu trabalho reconhecido pelo Ministério da Educação.

"É uma visita muito importante para nós, pois demonstra o reconhecimento do nosso trabalho e também nos permite compartilhar nossa experiência e aprendizado com outros estados", destacou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN. 

A agenda da delegação incluiu visitas a três unidades estaduais da região metropolitana de Natal, o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra e as escolas estaduais Walfredo Gurgel e Luiz Antônio, onde puderam observar de perto como a conectividade está sendo integrada ao ambiente educacional. 

Além disso, os membros da comitiva foram recebidos na sede da Educação do RN para reunião técnica, onde foram discutidos detalhes do processo, desde a licitação até a fase de funcionamento.

“O RN reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria da qualidade da educação, servindo de exemplo e inspiração para outros estados brasileiros”, pontuou Flaubert Torquato, subsecretário de Educação do RN, durante a recepção da comitiva na sede da SEEC.

O acesso das escolas estaduais adotam medidas em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Para assegurar o cumprimento dessas recomendações, todas as instituições educacionais implementaram firewalls robustos, garantindo não apenas a qualidade da conexão, mas também a segurança da navegação online para todos os usuários. Além disso, foi estabelecida uma central de gestão completa e em tempo real, permitindo o monitoramento contínuo do serviço e garantindo uma entrega eficaz.

“A troca de conhecimentos entre os estados é vista como fundamental para o avanço das políticas públicas de conectividade, especialmente no contexto da educação, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial”, frisa Firmino Neto, coordenador do Grupo de Processamento de Dados, setor que executa e acompanha o Geração Conectada na SEEC.

A visita da delegação da PE e PB também é uma oportunidade para destacar o serviço de monitoramento em funcionamento na região, mostrando como a tecnologia está sendo utilizada para acompanhar e aprimorar os resultados do projeto.

Geração Conectada

Com investimento de R$ 77 milhões de reais pelo Governo do Rio Grande do Norte, o projeto Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange a implantação de internet na rede estadual de educação e a distribuição de equipamentos, como os Chromebooks. O contrato, com a empresa Interjato, implementou internet banda larga em 586 unidades escolares, contemplando a prestação dos serviços contínuos de telecomunicações, incluindo implantação, operacionalização, gestão e manutenção da rede Wi-Fi, fornecendo equipamentos, capacitação para professores, gerenciamento e suporte.