RN Literário promove a cultura da leitura e impulsiona Feira do Livro de Mossoró

Rio Grande do Norte

03.08.2023

A leitura abre novos caminhos. Com o compromisso de desenvolver uma geração de leitores, o Governo do RN está renovando os acervos das bibliotecas de 242 escolas da rede estadual de ensino durante a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró. Esse evento anual tem como objetivo difundir a literatura, com ênfase nas obras potiguares, por meio de exposições e vendas de livros. A feira, que teve início no dia 2, seguirá com uma programação aberta até o próximo sábado, ocorrendo no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer está possibilitando que cada unidade de ensino participe da feira e atualize os acervos das bibliotecas por meio do projeto RN Literário. Esse projeto disponibiliza recursos nos caixas escolares para aquisição de títulos de acordo com o número de estudantes matriculados. Nesta feira, estão sendo atendidas as escolas das regiões de Macau, Angicos, Caicó, Assu, Apodi, Umarizal, Mossoró e Pau dos Ferros.

A titular da SEEC, professora Socorro Batista, destacou a relevância dessa ação na rede estadual. "Este é um dos maiores investimentos nos acervos das escolas e na formação dos quase 70 mil estudantes beneficiados pelas ações e compras realizadas nesta feira. Essas são as ferramentas que as escolas precisam para alcançar uma boa aprendizagem", apontou Socorro Batista.

As escolas devem destinar, no mínimo, 40% do valor recebido para aquisição de obras de autores potiguares ou de livros e produtos editoriais do estado do Rio Grande do Norte. "Isso tem fortalecido toda uma cadeia produtiva em nosso estado e incentivado a criação de novos selos, editoras e o surgimento de escritores", destacou o jornalista Rilder Medeiros, coordenador geral da feira.

Durante a abertura do evento, a reitora da UERN, professora Cicília Maia, ressaltou o papel de acolhimento da universidade nesse tipo de evento. "É uma alegria imensa sediar a feira do livro. A Universidade precisa estar conectada com o povo, construindo sonhos através da leitura", afirmou a reitora.

Para garantir o cumprimento do que está previsto no RN Literário, durante toda a feira, a equipe do Núcleo do Livro, Leituras e Biblioteca (NULLB), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da SEEC, orienta que as obras a serem adquiridas estejam em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o Referencial Curricular Potiguar e com o Projeto Político-Pedagógico da escola, além de serem adequadas ao perfil e às faixas etárias dos estudantes matriculados.

A seleção das obras também deve considerar as especificidades das modalidades de ensino oferecidas pela escola, como Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Escolar Indígena e Educação para grupos de mobilidade social.

Este ano, o investimento totaliza R$ 1,2 milhão para a Feira do Livro de Mossoró e a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. Os recursos são provenientes do Estado. Para garantir a eficiência nas compras, os procedimentos são coordenados e orientados pela CODESE, pelo NULLB em conjunto com as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC).

A Feira do Livro de Mossoró, realizada pela primeira vez em 2005, tem como principal objetivo fomentar a educação por meio do hábito da leitura. Para isso, o evento conta com uma programação diversificada, que inclui atividades como lançamento de livros, contação de histórias, bate-papos, exposições, poesias, além de atrações culturais como peças teatrais e dança.