RN marca presença no Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Rio Grande do Norte

10.09.2025

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) marca presença, nesta terça-feira (9), no Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Transições, trajetórias escolares e a garantia do direito à aprendizagem, organizado pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro acontece no Auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília, reunindo gestores, pesquisadores, especialistas e educadores de todo o país.

A programação do seminário contou com representantes do MEC, UNICEF, UNDIME, CONSED, Itaú Social, Instituto Claro e Roda Educativa. O evento sediou debates sobre a escuta dos adolescentes na construção de uma escola mais inclusiva e sobre as condições institucionais para a efetividade das políticas educacionais.

O Rio Grande do Norte teve papel de destaque na Mesa 3: Governança e condições institucionais para políticas educacionais, onde foi apresentada a experiência das Avexadas para Aprender. A SEEC e a UNDIME-RN participaram do debate ao lado de representantes de São Paulo, Fortaleza, Mato Grosso, Distrito Federal discutindo estratégias para fortalecer as redes de ensino e enfrentar os desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

À tarde, o evento seguiu no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com salas temáticas simultâneas sobre formação docente, currículo, avaliação e fortalecimento da rede de proteção escolar. 

Para a subcoordenadora de Ensino Fundamental da SEEC, Nazineide Brito, a presença do estado no seminário reforça o compromisso com a qualidade da educação. “Estar nesse espaço de diálogo nacional é fundamental para compartilharmos o que temos feito no RN e, ao mesmo tempo, aprendermos com outras experiências do Brasil relacionadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental”, destacou.

O seminário, promovido pelo MEC, busca consolidar um espaço de cooperação entre União, estados e municípios, além de parceiros da sociedade civil, para avançar em políticas que assegurem a aprendizagem e trajetórias escolares de sucesso para todos os estudantes brasileiros.