RN registra diminuição no índice de analfabetismo

Rio Grande do Norte

25.01.2018

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada, em dezembro de 2017, pelo IBGE, o Rio Grande do Norte é um dos três melhores estados do Nordeste em número de analfabetos de 15 anos de idade ou mais. 

A sequência histórica dos dados do Instituto registra uma queda 24,2%, em 2001 para 14,7% em 2016, na taxa de pessoas que não sabem ler ou escrever.

De acordo com os dados do PNAD, pessoas que nasceram nas décadas de 50, 60, 70 correspondem a 85% dos analfabetos do RN.

“A escola tem sido mais eficiente no processo de alfabetização das crianças. 85% dos analfabetos do RN têm mais de 40 anos. Estamos implementando o programa RN Alfabetizado e investindo em ações consistentes de gestão com foco na aprendizagem”, declarou a Secretária Estadual de Educação e Cultura do RN, Claudia Santa Rosa. 

No Rio Grande do Norte existem 403,5 mil analfabetos, dos quais 289 mil são pretos e pardos. Esse número corresponde a 14,7% da população de 15 anos de idade ou mais.

Estudo

Atendendo ao convite da secretária Cláudia Santa Rosa, o economista José Aldemir Freire, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou no último dia 10, em detalhes, os dados da Pnad voltados para o ensino potiguar aos técnicos e gestores da SEEC. 

Na oportunidade, além do registro da diminuição do analfabetismo, dados sobre universalização do ensino e tempo de estudo foram discutidos.

O economista fez um panorama dos dados quantitativos medidos pelo IBGE que dizem respeito a Educação do RN. “Um ponto positivo que devemos ressaltar é que o estado tem o ensino fundamental quase universalizado para toda a população de 4 a 17 anos”, destacou José Aldemir.