Robótica impulsiona criatividade de estudantes da rede estadual

Alagoas

02.10.2019

Texto de Ana Paula Lins

Carrinhos movidos a bluetooth. Um ventilador manual que funciona com imãs. Uma casa com energia eólica. Um semáforo inteligente.  Um mini parque com roda gigante, barca, pista de montanha-russa e carrossel. Esses foram alguns dos projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Estadual Irene Garrido no seu grupo de robótica. Estes trabalhos estiveram reunidos na I Mostra de Robótica promovida pela instituição nesta quarta-feira (02).

Feira de robótica Irene Garrido fotos José Demétrio 37

A iniciativa visa mostrar o trabalho desenvolvido pelo grupo de robótica da escola, como também atrair novos alunos para a atividade para o ano letivo 2020. A escola realiza trabalhos desde 2016, quando foi implantado o Programa de Robótica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em unidades de ensino médio. De lá para cá, a instituição têm se destacado na modalidade, conquistando premiações no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino e na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Diretora adjunta Renata Perciano diz que ex alunos da robótica passaram na Ufal fotos José Demétrio 146

“Ano passado, tínhamos oito alunos fixos no grupo de robótica. Este ano, são 28, os quais estão sob a orientação dos professores Elenito, de Matemática e Eliane, de Física. Nossos estudantes são apaixonados por robótica e o fato de muitos dos ex-integrantes do grupo terem passado de primeira na Ufal é um estímulo a mais para participar da atividade”, conta a diretora-adjunta Renata Perciano.

Transformação – Orientadores do grupo de robótica, Eliane dos Santos, de física e Elenito Galdino, de matemática, são unânimes ao falar que os benefícios da modalidade vão além da melhor assimilação dos conteúdos de ciências exatas.

Feira de robótica Irene Garrido fotos José Demétrio 121

“A robótica impulsiona a criatividade de nossos alunos. O projeto de parque de diversões, por exemplo, eles montaram a partir de uma fotografia. Além disso, eles deixam a timidez de lado e passam a se expressar melhor”, observa Eliane, destacando que a Mostra também funciona como um treino para o Encontro Estudantil, em novembro.

Elenito orienta alunoa na Mostra fotos José Demétrio 50

O professor Elenito participa do programa desde o início e também destaca a mudança comportamental dos estudantes que estão no programa. “Nosso grande objetivo é, por meio da robótica, fazer com que tenham uma mentalidade diferente, sejam mais focados. Outra coisa que observamos é o crescimento do interesse das meninas pelo programa: se ano passado tínhamos apenas duas alunas, hoje elas estão em igual número com os meninos”, pontua Elenito.

Feira de robótica Irene Garrido fotos José Demétrio 26

Veteranos e novatos – Estudante da 1ª série do ensino médio, Letícia da Silva Santos, é uma das novatas do grupo. E em menos de um ano, já conquistou duas medalhas para a escola. Seu interesse pela robótica nasceu de programas de Tv e também da influência de sua prima Wyslaine Souza, que integrou o grupo de robótica da Irene Garrido de 2016 a 2018 e hoje cursa Engenharia Civil na Ufal.

“Quando ela trazia os projetos para casa, meu interesse pela robótica só crescia. Uma das coisas mais legais aqui do grupo é que nós nos tornamos mais criativos, melhoramos nosso raciocínio  e aprendemos a trabalhar em equipe”, enumera Letícia.

Letícia entrou este ano para a robótica e já coleciona medalhas fotos José Demétrio 110

Wilde Ribeiro está na 3ª série do ensino médio e é um dos veteranos da equipe. O jovem, que sonha cursar Engenharia Mecânica, diz que a robótica abriu sua mente para uma melhor compreensão do mundo. “Fiquei uma pessoa muito mais focada e percebi que a robótica está presente em tudo. Quando eu passo por um portão eletrônico, por exemplo, eu sei que ali tem robótica”, ressalta Wilde.

Feira de robótica Irene Garrido fotos José Demétrio 178

A Mostra atraiu a atenção de muitos alunos da escola. Um dos que observou atentamente os projetos foi o estudante Júlio César Oliveira Perciano, do 9º ano. “Gosto muito de ciências e matemática. Esse ano já participei da Olimpíada de Astronomia, a OBA e, ano que vem, quero fazer a robótica”, revela Júlio, que é filho da diretora Renata.