Roda de conversa facilita rotina escolar de estudantes do ensino integral no Piauí

Piaui

12.03.2024

Uma palavra de incentivo, um abraço e o compartilhamento de vivências. Foi assim que os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Antônio José do Rego, bairro Parque Piauí, participaram de uma roda de conversa na última semana.

O acolhimento foi realizado pela Equipe Multidisciplinar da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), formada pelas profissionais de Assistência Social, Psicologia e Assistência Jurídica, para 23 estudantes da 1ª série do Ensino Médio. As orientações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

As atividades de acolhimento foram motivadas pela escolar para facilitar a adaptação ao ambiente escolar com ações focadas nas competências socioemocionais dos estudantes.

Mayra Veloso, assistente social da 19ª GRE, explica que a acolhida para os alunos ingressantes em uma nova etapa de ensino e na modalidade de Tempo Integral requer o olhar mais atento para integrar os jovens.

“Foi um momento para o acolhimento dos estudantes ingressantes no Ensino Médio e que se encontram em um novo momento. Na roda de conversa conseguimos falar sobre a adaptação no ensino de Tempo Integral, a nova rotina, orientações de convivência, explicando o regimento escolar e espaços de escuta”, disse a profissional.

Segundo a gestora escolar do Ceti, Maria do Carmo R. Da Conceição, essa troca de ideias entre os estudantes é uma oportunidade para que eles se desenvolvam na rotina escolar. “A experiência foi muito produtiva junto aos alunos que estão iniciando os estudos no ensino médio. A equipe esteve na escola conversando sobre a convivência e foi uma oportunidade para eles tirarem dúvidas, entenderem seus contextos e se abriram ao diálogo”, comentou a gestora.

A escuta com os estudantes, por demanda da escola, é um desdobramento do trabalho realizado pela Equipe Multiprofissional durante a Semana Presente em diversas escolas da gerência. As profissionais da Equipe Multidisciplinar priorizam atividades em grupos, entretanto, realizam momentos de escuta individual dos alunos na visita.

“Essa conversa com os alunos de forma individual é importante para subsidiar os projetos a serem realizados pela Seduc para o desenvolvimento dos estudantes de forma coletiva e eficaz.”, informou a Assistente Social, Mayra Veloso.