Roda de conversa sobre “resistência negra” é realizada em aula especial na EE Luiz Soares Andrade

Mato Grosso do Sul

24.11.2023

Os estudantes da Escola Estadual Luiz Soares Andrade, que oferta ensino em tempo integral, em Nova Andradina, no dia 08 de novembro,  juntamente com acadêmicos de História e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), participaram de aula especial em Campo Grande.

A ação foi organizada pelo professor de História Rafael Sampaio de Queiróz e pela professora doutora Alessandra Bertasi. A aula especial foi por intermédio de roda de conversa sobre "Resistência Negra", conduzida pela docente da UEMS/CG e da professora de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) doutora Manuela Areias.

Na sequência, o grupo visitou a comunidade quilombola “Tia Eva” e participou de roda de conversa com seu representante Ronaldo, que apresentou a trajetória e protagonismo dessa mulher escravizada e que teve grande importância para a vida de um grupo.

Por fim, foi realizada visita no MUARQ, o Museu de Arqueologia da UFMS, sendo que, por meio dessa ação, foi apresentado um pouco da história e formação de Mato Grosso do Sul por meio do estudo das culturas humanas no passado sul-mato-grossense, com artefatos, pinturas rupestres, ossadas e outros itens.

“Enquanto professor avalio a agenda como extremamente positiva para todos os participantes de modo que puderam sistematizar os conhecimentos teóricos durante a aula campo”, enfatiza professor Rafael Queiróz.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar