Roseane Vasconcelos assume Educação com o compromisso de manter a evolução dos índices

Alagoas

17.05.2022

A continuidade dos avanços educacionais e a recuperação das perdas ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Esses foram os desafios – e compromissos – assumidos pela nova secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, cuja posse aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), em cerimônia comandada pelo governador Paulo Dantas, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
 
Graduada em História e Pedagogia, Roseane é professora concursada da rede estadual de ensino e também do Município de Maceió há mais de 20 anos. Palmeirense de nascimento, construiu sua trajetória no magistério em União dos Palmares onde, dentre outros cargos, exerceu as funções de diretora das escolas estaduais Carlos Gomes e Jorge de Lima. Também integrou o segundo grupo de gerentes regionais de Educação escolhidos pela meritocracia, estando no comando da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere) – que abrange todas as escolas do Vale do Mundaú – no biênio 2017-2019. Pelo trabalho desenvolvido nesses cargos, foi convidada para assumir a Superintendência de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde estava desde 2019.
 
“É com imensa honra, satisfação e gratidão que assumo esta missão, comprometendo-me a trabalhar incansavelmente pela manutenção do crescimento da educação pública alagoana, uma realidade que vivemos desde janeiro de 2015. Também teremos o desafio de recuperar as perdas da pandemia. Entre 2020 e 2021, perdemos 35 mil alunos, mas, este ano, conseguimos trazê-los de volta e ainda atraímos mais pessoas para a rede estadual, graças a um trabalho contínuo de busca ativa e de programas como o Cartão Escola 10”, declarou Roseane.

Avanços
 
A secretária pontuou ainda os avanços alcançados pela educação pública de Alagoas nos últimos sete anos. “Testemunhamos a criação do Programa Escola 10, fortalecemos nossa parceria com os municípios e vimos Alagoas crescer no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, em todas as etapas. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evoluímos seis posições no ranking nacional, enquanto, nos anos finais, o crescimento foi de oito posições. No Ensino Médio, onde, em 2013, ocupávamos o último lugar, pulamos para a 19ª posição. E isso é um ganho não só das nossas escolas, mas de toda a sociedade alagoana”, observou.
 
Ela também destacou o investimento histórico que a pasta recebeu de 2021 pra cá e as ações de valorização do servidor e do protagonismo estudantil.
 
“Programas como Vem que dá Tempo, Cartão Escola 10, Criança Alfabetizada e o Meu Ciclo na Escola reforçam o papel social da escola pública e sua importância junto a crianças e jovens que foram fortemente atingidos pela pandemia. O servidor da Educação, protagonista de todas as nossas conquistas, também teve a valorização merecida com a reestruturação do plano de cargos e carreiras após 20 anos de espera, aumento de carga horária e concessão de bolsas de iniciação científica por meio do programa Professor Mentor. Graças a estes investimentos, o professor da rede estadual alagoana passou a receber um dos cinco melhores salários do país”, frisou.
 
Por fim, Roseane conclamou todos os servidores da Educação Pública  a fortalecerem ainda mais a sua união para o enfrentamento das perdas da pandemia e manutenção das conquistas dos últimos anos. “A Educação se faz desde o vigia até o gestor escolar, e cada ator envolvido neste processo será uma peça fundamental para recuperarmos o que perdemos nestes últimos dois anos. Juntos, continuaremos avançando”, afirmou a secretária.