Escola estadual da zona norte de Manaus premia assiduidade e rendimento

Amazonas

27.10.2021

Os estudantes dos 5º e 9º anos da Escola Estadual Professora Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva, na zona norte de Manaus, podem escolher brindes ao fim do mês, se não tiverem faltas e tiverem bons resultados nas avaliações. Com a iniciativa, os professores visam a preparação dos alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e ainda viram aumentar a frequência para 96%.

A premiação está acontecendo desde agosto, para 198 alunos das duas séries. Ao todo, são 921 estudantes do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, na escola. 

Arlene Silva, gestora da escola, conta que a iniciativa foi pensada para levar de volta às aulas aqueles alunos que tinham muitas faltas. “Eles ficaram muito contentes, melhorou muito a frequência e participação deles nas aulas. Eles se sentem premiados, é muito legal”, enfatiza. 

A divulgação do incentivo foi feita por meio dos grupos de mensagens, com pais e professores, onde se falou da importância da avaliação do Saeb e quais metodologias seriam usadas, além, claro, dos brindes que eles podem receber. Para as aulas, os professores utilizam as apostilas da “Prova Brasil”, onde há conteúdos com abordagens diferentes dos utilizados no dia a dia. 

Na escola, há um programa realizado entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no qual os alunos recebem patentes. Dentre os melhores colocados com frequência e desempenho, há nomeações de capitão, sargento, tenente e major. Cada patente tem uma responsabilidade dentro de sala. 

“Eles se sentem importantes, responsáveis. É mais uma forma de incentivá-los a vir para a escola e participar das atividades. Em todas as séries, só temos cinco alunos que não compareceram, mas não temos como resgatá-los porque os dados informados por eles, como telefone e endereço estão incorretos. Os demais são muito dedicados”, frisa a gestora.

SAEB – O sistema é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública. Neste ano, as provas serão aplicadas de 8 de novembro a 10 de dezembro.

O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Fotos: Arquivo Pessoal