Saeb 2023: Professores da rede estadual iniciam formação com metodologias voltadas para avançar em índices educacionais

Amazonas

31.07.2023

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), iniciou nesta segunda-feira (31/07), as atividades do programa “Saeb em Foco”, voltado para professores da rede pública. O objetivo da iniciativa é subsidiar os docentes com sugestões de estratégias e metodologias, que potencializem o desenvolvimento das habilidades e descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

Até o final do mês de agosto, as atividades vão acontecer em todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) de Manaus. Mais de 1,5 mil vagas foram oferecidas pela Secretaria de Educação aos professores da rede.

 

Para os docentes dos municípios do interior do Amazonas, a iniciativa do “Saeb em Foco” começa no próximo dia 7 de agosto, com transmissão on-line a ser realizada pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). No interior, profissionais da rede municipal de educação também poderão participar. 

 

"Desenvolvemos uma formação bem sucinta, com os conteúdos específicos dos descritores das provas do Saeb. A gente preparou materiais dinâmicos, em vídeos, aulas expositivas, apostilas e outros materiais didáticos e pedagógicos. Cada turma terá uma carga horária de 16 horas com os formadores do Cepan", destacou a coordenadora do setor de Formação Presencial do Cepan, professora Marta Freire. 

 

Nesta primeira semana de ações, as atividades acontecem para os docentes das CDES 1 e 2. Professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental (2º , 5º  e 9º  ano) e Ensino Médio (3ª série) realizam o curso de formação, presencialmente, na  Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Prof°. Djalma da Cunha Batista e no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, ambas unidades na zona sul de Manaus.

 

“Adquirir novos conhecimentos é sempre muito bem-vindo. Enquanto educadores, devemos enxergar essas formações como grandes oportunidades, ainda mais em ano de Saeb. Tudo isso reflete na ponta, na melhoria da qualidade da educação para os nossos alunos”, ressaltou a coordenadora da CDE 2, Josiane Souza.


 

Metodologias compartilhadas 

 

Para além do curso de formação, as atividades do Saeb em Foco possibilitam, entre os professores participantes, a troca de experiências e debates sobre a rotina da educação.

 

A oportunidade de ter o contato com vivências distintas de dezenas de escolas da rede estadual é muito importante, ressalta a professora Raífran Silene, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa, na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Aparecida, zona sul da capital.

 

"Esse contato que temos aqui proporciona o compartilhamento de metodologias. Muitas vezes, uma experiência exitosa em uma escola pode se tornar exitosa também em outra, e é nesse momento que a gente expõe isso com os colegas.” 

 

Saeb

Em outubro deste ano, alunos de todo país realizarão as provas do Saeb. As médias de desempenho dos estudantes apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, segundo o Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

O Amazonas mostrou avanço nos últimos resultados divulgados pelo Ministério da Educação  (MEC) e pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022. Após subir quatro posições em comparação com a avaliação anterior, feita em 2021, o estado se tornou o 8º melhor no ranking entre os estados brasileiros. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar