Educação do Amazonas mobiliza grêmios estudantis a compartilharem informações sobre o Saeb

Amazonas

06.10.2023

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realiza, até esta quinta-feira (05/10), o evento “Grêmio Estudantil no Saeb - É necessário participar!”. A iniciativa, que começou nesta quarta-feira (04/10), no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na zona sul, tem o objetivo de criar um canal de comunicação direto entre as equipes pedagógicas e as lideranças estudantis da rede estadual de ensino, para a disseminação de informações sobre o  Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Nesta quinta, o encontro será no Ceti Elisa Bessa Freire, zona leste de Manaus.

Dentro das escolas estaduais do Amazonas que ofertam o Ensino Médio, o grêmio estudantil funciona como uma ferramenta de representatividade entre estudantes e equipe gestora. Por meio de eleições, os discentes escolhem aqueles que vão repassar as demandas do alunado para os profissionais responsáveis. 

O evento de abertura, nesta quarta-feira, no Ceti Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus, contou com a participação de 52 grêmios estudantis, número que representa metade das agremiações da capital amazonense. Já, nesta quinta-feira, o Ceti Elisa Bessa Freire receberá, no período da manhã, o restante dos representantes dos grêmios estudantis de Manaus. No total, a rede estadual conta com cerca de 200 agremiações em todo o Amazonas. 

“A nossa estratégia, hoje, é mobilizar esses estudantes, que são representações dentro das suas escolas, para que eles venham, recebam informações e sintam-se sensibilizados pela relevância da participação neste processo. Precisamos alcançar um índice de frequência de 80% na prova e as lideranças estudantis são essenciais”, destacou a coordenadora da Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar (Geforge), da Secretaria de Educação, Diana Franco.

Participação estudantil 

Além das palestras realizadas por parte dos departamentos da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap), da Secretaria de Educação, o encontro com os representantes dos grêmios estudantis também contou com a apresentação dos alunos, com músicas e coreografias relacionadas ao Saeb. De acordo com o presidente do grêmio estudantil do Ceti Gilberto Mestrinho, o aluno João Fernandes, 18 anos, as informações serão repassadas para o restante dos estudantes da unidade de ensino.

“Aqui, na escola, a gente ouve e formaliza as sugestões dos alunos para a diretoria, mas também temos esse papel de disseminar iniciativas que são importantes para todos. Com o Saeb, não vai ser diferente. Vamos mostrar para os nossos colegas que é só vir, fazer a prova, que vai ficar tudo bem”, ressaltou o discente.

A atividade com os representantes dos grêmios estudantis é uma das ações da campanha “A um passo do Saeb”, desenvolvida pela Secretaria de Educação nesta reta final, antes da realização do Saeb. Até o próximo dia 23 de outubro, data que marca o início das aplicações das provas, a Secretaria de Educação segue desenvolvendo iniciativas destinadas a gestores, coordenadores distritais, alunos e responsáveis. 

A principal iniciativa neste sentido é o “Dia S” (de Saeb),  marcado para o próximo dia 18 de outubro. Durante este momento, a estratégia, que acontecerá nas unidades de ensino que realizarão a prova, consistirá na distribuição de roteiros norteadores com informações básicas do Saeb, que serão debatidos entre professores, pais e/ou responsáveis e estudantes. 

O Saeb é realizado entre as turmas dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Em 2021, mais de 5 milhões de estudantes de todo o país realizaram as provas. Em 2023, aproximadamente, 100 mil alunos da rede estadual do Amazonas farão a avaliação nacional.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar