A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc/RO), tem desenvolvido um trabalho de disseminação e apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO). O objetivo é dar capilaridade as informações que podem ser lidas através dos resultados que aparecem na avaliação.
A secretária da educação de Rondônia, Isabel Luz, enfatiza a importância da avaliação como uma ferramenta de conhecimento da real situação que se encontra o ensino e aprendizagem na rede de ensino estadual. Na medida em que vai se entendendo as variáveis do SAERO, a Seduc passará a traçar estratégias pedagógicas e estruturais para ampliar a qualidade e eficiência na educação ofertada às crianças e jovens rondonienses.
“Nossos alunos são fruto de todo um sistema que envolve a experiência familiar, fatores econômicos, fatores sociais e, a escola e o ensino formal, sofrem as influências dentro deste caleidoscópio importante. Todos estes fatores acabam aparecendo quando se lê os resultados do SAERO”, disse Luz.
Como parte deste novo momento, os especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) realizaram, entre os dias 4 e 12 deste mês, as oficinas de apropriação dos resultados do sistema avaliativo. Os encontros, com dois dias de duração cada um, aconteceram em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Jí-Paraná e Vilhena.
Ao todo, 630 pessoas, entre especialistas educacionais e professores, estiveram envolvidas nos trabalhos. Divididos em turmas de Língua Portuguesa e Matemática, os participantes discutiram temas como matriz de referência, escala de proficiência, itens e descritores e padrões de desempenho, compreendendo as possibilidades da avaliação pedagógica dos resultados do primeiro SAERO. As provas do Sistema de Avaliação do Estado de Rondônia foram aplicadas no dia 20 de novembro de 2012.
Os estudantes da rede estadual foram avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para diagnosticar o nível em que se encontra a educação no estado, além de detectar os pontos fortes e fracos de cada instituição de ensino.
Uma das organizadoras do evento, Francisca Sales, diz que o objetivo dos trabalhos foi alcançado. “Muitos professores estavam ansiosos para conhecer os resultados do Saero 2012, mas este não era o propósito dos encontros. Antes disso, os profissionais precisavam ser capacitados para entender o que é matriz, item, padrão de desempenho, além de vários outros conceitos, para só depois interpretar os boletins”, explica.
A próxima ação prevista pela Seduc/RO, em parceria com o CAEd, é o curso online de formação continuada em apropriação dos resultados, com duração de 40 horas, que será realizado entre os dias 25 de março e 21 de abril.
Serviço
Para favorecer a disseminação dos resultados do SAERO nas redes de ensino, a Seduc informa que esta disponível conteúdo sobre a avaliação no endereço eletrônico www.portalavaliacao.caedufjf.net, menu "Avaliação Educacional".
Ascom Seduc/Rondônia - CAEd/UFJF
Edição: Ascom/Consed