Santa Maria e Erechim mobilizam comunidades para reforçar importância da Educação Profissional na formação dos estudantes

Rio Grande do Sul

29.11.2023

A formação na Educação Profissional é um dos meios para preparar o estudante para o mundo do trabalho, além de estimular a criatividade, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil. Na Rede Estadual, para o ano letivo de 2024, estão sendo ofertadas mais de 22 mil vagas em 63 tipos de cursos técnicos em 157 escolas espalhadas por todas as regiões do Estado de forma totalmente gratuita.

Em Santa Maria, na Escola Maria Rocha, que possui 520 alunos na Educação Profissional, surgiu um projeto inovador: estudantes estão colando cartazes na cidade, distribuindo folders e criando grupos de WhatsApp para incentivar que colegas mais jovens, inclusive os do 9º do Ensino Fundamental, para que ingressem na modalidade de ensino quando chegarem no Ensino Médio.

Lembrando que as inscrições seguem até o dia 1° de dezembro diretamente pelo site da Seduc. Para isso, basta clicar na aba Matrículas e selecionar o ensino de interesse.


A Escola Maria Rocha, da 8º CRE, oferta os cursos de informática, secretariado e contabilidade de forma integrada ao Ensino Médio e também de forma subsequente, focada em jovens e adultos que já se formaram nessa etapa de ensino.


Conforme conta a diretora Isa Cristina Barbosa, além de incentivar para que os mais jovens se qualifiquem para o mercado de trabalho, ela explica que o ensino técnico beneficia o desenvolvimento do aluno e a melhoria de vida da comunidade escolar por meio de projetos inovadores.

“Nossos alunos, por meio do seu conhecimento técnico, não somente adquirem aptidões práticas para se preparar para o mundo do trabalho, mas criam ideias que contribuem para toda a região. Eu tenho, inclusive, o contato constante de empresas na busca de mão de obra qualificada para as funções exigidas”, destaca.

Um destes alunos de destaque se chama Jeferson Niederauer. Ele tem 16 anos, é presidente do Grêmio Estudantil da escola, está no 3º ano do Ensino Médio e no curso integrado de informática. Ele já criou a  “Plataforma 360”. O objetivo é fazer com que os eventos que ocorrem na escola estejam ao alcance de todos, assim aumenta a participação da comunidade e mobiliza as pessoas para que estejam sempre presentes na vida da escola.


“A ideia da criação do aplicativo foi criar uma nova atração para mobilizar a comunidade. Como nós tínhamos muito dinheiro para divulgar as festas juninas e festas de arrecadação paras as turmas que iam se formar, eu criei esta plataforma, que além de representar uma economia para a instituição de ensino, auxilia no engajamento de todos”, afirma.


Ainda, conforme o Jeferson, a formação profissional é um diferencial nos dias de hoje.
“Eu acredito que o mercado está cada vez mais concorrido e tu já ter a prática do trabalho, do estímulo de ideias práticas e do exercício da criatividade no dia a dia, é um diferencial que facilita para ter um bom emprego, mesmo para aqueles que seguirão o caminho de forma autônoma”, reitera.

Educação Profissional de Erechim é exemplo para escolas municipais

Em Erechim, na região da 15ª CRE, pelo menos 200 alunos das escolas Luiz Badalotti, Othelo Rosa, Cristo Rei, Caras Pintadas, Dom Pedro II e Paiol Grande visitaram as instalações do Colégio Estadual Haideé Tedesco Reali. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. São eles: Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrotécnica. A visita teve como objetivo que os alunos conhecessem um pouco mais da Educação Profissional, entendessem o funcionamento prático das profissões e pudessem planejar sua trajetória para a etapa do Ensino Médio.

O professor Willian Onofre, coordenador dos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica e Mecânica, relata que o encontro foi uma parceria com a 15ª CRE e com a Secretaria Municipal de Educação de Erechim.

“A ideia é focar nestas turmas que estão finalizando o ensino fundamental e que eles possam conhecer as inúmeras possibilidades que se abrem a partir da entrada no Ensino Médio. Que a partir da escolha do curso técnico eles também já possam encaminhar a sua trajetória profissional e agregar para a sua entrada no mundo do trabalho”, explica o docente.

Próximas etapas da matrícula

A partir de 29 de dezembro ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema ou poderão realizar a consulta no site da Seduc, clicando em Matrículas e selecionando Consulta candidato.

Posteriormente, entre 4 e 17 de janeiro de 2024, os candidatos e seus respectivos responsáveis precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na escola de designação, apresentando as documentações necessárias para confirmar a vaga.

Eixos tecnológicos

A oferta dos cursos ocorre de forma integrada, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio. As áreas profissionais estão divididas em 11 eixos tecnológicos. São eles: Recursos Naturais; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Industrial; Segurança; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Controle e Processos Industriais; e Ambiente e Saúde.