'Se Liga!' intensifica estudos no fim do ano letivo

Paraná

28.11.2023

A partir desta segunda-feira (27), tem início a ação pedagógica 'Se Liga! É tempo de aprender mais!', iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), com foco na intensificação da aprendizagem. A ação é destinada para todos os estudantes da rede estadual do Paraná e será oferecida para os alunos dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante e EJA, em todas as escolas do estado, até o último dia do ano letivo (20 de dezembro). 

Com objetivo de intensificar os estudos na reta final do ano, a ação envolverá professores e estudantes em práticas pedagógicas organizadas em grupos de atendimento, criando oportunidades de aprendizagem, adaptadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno, abrangendo recuperação, reforço e aprofundamento. 

O programa abrangerá as três últimas semanas letivas de 2023, nas quais alunos e professores se dedicarão - por meio de uma organização flexível e do aprendizado colaborativo - à assimilação plena dos objetivos de aprendizagem, eliminando qualquer dúvida ou lacuna no entendimento dos temas trabalhados em sala.

"Para alguns estudantes, nem sempre é possível apreender todo o conteúdo exposto, de forma efetiva, ao longo do ano letivo. Essas lacunas no aprendizado, mais tarde, podem acarretar dificuldades nos anos seguintes. Por isso, nessa reta final do ano, o objetivo é promover a máxima compreensão do que foi trabalhado em sala, de modo a garantir a aprendizagem completa e necessária para os próximos passos na vida estudantil", destaca o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

 

Dividido em três frentes de estudos, o 'Se Liga!' oferece:

 

Recuperação - Orientação direcionada aos estudantes que não alcançaram a nota média necessária para aprovação, na qual é realizada nova explicação dos objetivos de aprendizagem essenciais para o ano seguinte, abordando conteúdos por meio de metodologias que mobilizem para a aprendizagem, envolvendo atividades centradas na leitura, escrita, interpretação, cálculos e resolução de problemas, além de habilidades essenciais à aprendizagem de todos os componentes curriculares, por meio de práticas concretas, experiências, utilização de plataformas e avaliações diferenciadas.


 

Reforço - Intensificação no aprendizado direcionado aos estudantes com dificuldades pontuais em alguns componentes curriculares, a estratégia reside na retomada dos objetivos de aprendizagem que são pré-requisitos para a série/ano seguinte, por meio de atividades práticas e desafiadoras, aprendizagem baseada em problemas e  atividades por área do conhecimento.

 

Aprofundamento - Trabalho de monitoria realizado entre pares (de estudantes para estudantes) direcionada àqueles que apresentam defasagens no desenvolvimento das habilidades, precisando de reforço ou recuperação. Como protagonistas, os alunos tutores têm a oportunidade de experienciar a vivência de seus professores, no dia a dia, por meio do programa Aluno Monitor, apoiando os colegas em suas diferentes aprendizagens. 

 

Sobre o ‘Se Liga’ - Criado em 2019, o programa pretende intensificar a aprendizagem de todos os estudantes da rede de ensino estadual, promovendo o engajamento e o desenvolvimento de diferentes aprendizagens nas semanas finais do ano letivo. A ação é intrínseca ao trabalho escolar, ou seja, todos os estudantes podem participar, não sendo necessário processo de inscrição.