Se Liga no Encceja: Secretaria inicia preparação para o ‘Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)’

Paraíba

21.07.2021

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba deu início nessa terça-feira (20), pelo canal no YouTube, ao Se Liga No Encceja 2021, uma ação que visa preparar os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado no dia 29 de agosto. Mais de 12 mil estudantes das cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Sousa se inscreveram para realizar o Exame.

As aulas serão realizadas em parceria com o programa Se Liga No Enem, de forma remota,  até o dia  26 de agosto, às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, pelo canal da Secretaria de Educação no youtube. Os conteúdos serão divididos por área de conhecimento: nas terças-feiras as aulas serão destinadas ao Ensino Fundamental, e nas quintas-feiras, destinadas ao Ensino Médio. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3dAMJuA.

Na aula inaugural, por meio de vídeo, o Secretário de Estado da Educação, Claudio Furtado, deu as boas vindas aos estudantes e ressaltou a importância da preparação: “é muito importante preparar nossos jovens para o Encceja, porque vai dar uma contribuição muito grande para que eles possam concluir seus estudos dentro do ciclo da educação, assim como para sua consequente inserção no mercado de trabalho”. Já o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes, parabenizou a equipe pela iniciativa e aconselhou os estudantes a aproveitarem as aulas: “toda a equipe que vai estar aqui é muito preparada e capacitada e vai contribuir muito para o  processo de aprendizagem”, disse.

A Gerente Operacional da GEEJA, Célia Varela, conta que “o projeto Se Liga no Encceja visa dar um suporte pedagógico para as pessoas que se inscreveram no Encceja. São pessoas cuja trajetória escolar não foi concluída na educação básica, porém a Educação de Jovens e Adultos trabalha com a concepção ao longo da vida, então as pessoas não deixaram de aprender. O importante é que elas retomam agora para certificar a sua educação básica e concluir”.

O Encceja é um exame  gratuito destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15  anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio.


https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/se-liga-no-encceja-secretaria-inicia-preparacao-para-o-2018exame-nacional-para-certificacao-de-competencias-de-jovens-e-adultos-encceja-2019