Secretaria discute perspectivas da Educação a Distância na Bahia

Bahia

09.10.2023

Com o objetivo de discutir a expansão da Educação a Distância (EaD) na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (9), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o seminário “Educação a Distância no Estado da Bahia: perspectivas futuras”. A atividade, que segue até terça-feira (10), conta com a participação de representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam na modalidade EaD no Estado, além de coordenadores de polos municipais e estaduais e associados da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância do encontro. “Nós todos precisamos reconhecer que avançamos muito, mas ainda temos muito a avançar em várias camadas. Quando a gente trata da Educação a Distância no âmbito de um Estado como a Bahia, estamos falando, efetivamente, de uma importante forma de enfrentarmos e oferecermos à nossa população a democratização do acesso ao Ensino Superior. Estarmos, aqui, trazendo essa reflexão e fazendo uma escuta e uma construção coletiva, faz parte dos nossos compromissos com a população”.

Segundo o assessor especial de Articulação da Educação Superior da SEC, José Bites de Carvalho, o seminário visa fortalecer a articulação entre os polos e as universidades. “O objetivo é construir essa articulação junto com as universidades no sentido de que a oferta de cursos não tenha sombreamento, ou seja, que a gente não ofereça os mesmos cursos nos mesmos territórios, mas que atenda as demandas expostas, organizando essa oferta e distribuindo melhor no Estado da Bahia”, explicou. 

A coordenadora do polo UAB de Itabuna, Lindamara Caires, que também é vice-presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polos EaD UAB da Bahia, afirmou que o programa UAB na Bahia tem sido fortalecido pelas propostas da SEC relativas à implementação de políticas públicas que fortalecem o fomento à Educação a Distância do Estado. “O UAB, há mais de uma década na Bahia, tem sido fortalecido com eventos como este, pois cada vez mais a nossa diretoria, através da SEC, tem procurado aproximar os coordenadores de polo -  tanto os municipais, como os estaduais - com o propósito de valorizar e fortalecer a Educação a Distância, independentemente do programa e mantenedor”. 

Sobre o UAB – O Programa UAB, criado em 2006, leva a universidade pública a locais distantes e isolados do país pela modalidade Educação a Distância (EaD), com ofertas de vagas voltadas, prioritariamente, ao preparo de profissionais para trabalhar com a Educação Básica. A SEC é responsável pela articulação e pelo desenvolvimento, em regime de corresponsabilidade com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), por promover, de forma democrática e regionalizada, a oferta de vagas no Ensino Superior público para pessoas com dificuldades de acesso à universidade.