Educação divulga resultado final do concurso de vídeos educativos Saúde na Escola

Bahia

26.12.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou o resultado final da 8º edição do Concurso de Vídeos Educativos Saúde na Escola, com o tema "O protagonismo estudantil promovendo a prevenção, o autocuidado, a empatia e melhor qualidade de vida para todes". Destinad a estudantes da rede estadual de ensino, o concurso objetiva promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, além de estimular ações de promoção à Saúde na Escola.

Acesse o resultado aqui: https://bit.ly/resultadoconcursovideo

Os vídeos inscritos passaram por quatro etapas: Escolar, Territorial, Estadual e votação popular, que elegeu um vencedor para cada subtema. Os estudantes autores e professores orientadores receberão como premiação um notebook e a escola que o projeto está vinculado ganhará um projetor multimídia. Além disso, todos os participantes, que chegaram na etapa de votação popular, receberão uma placa de menção honrosa.

Murillo da Silva Castro e Américo Ramon, do Colégio Estadual Dom Pedro II, localizado em Coração de Maria, tiveram um dos vídeos premiados, com o subtema “Promoção da Saúde Ambiental e Sustentabilidade Socioambiental”. Murillo falou sobre a conquista. “Amamos todo o processo. Filmamos e editamos em um celular com a ideia de mostrar o problema na vida real em busca de possibilidades para resolver. Ainda estamos em êxtase com a produção e a vitória”.

O concurso foi realizado com a produção de vídeos temáticos, a partir de  8 subtemas:  Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids; Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids; Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas; Promoção da Segurança alimentar e Alimentação Saudável; Promoção da Saúde Ambiental e Sustentabilidade Socioambiental; Promoção da Cultura de Paz: Respeito à vida e combate ao bullying na escola; Prevenção aos acidentes: Trânsito Legal e Cuidados contra o novo
Coronavírus - Cuidando de si e dos outros.  Saiba mais em: https://bit.ly/3vfdMnm

De acordo com Fábio Barbosa, coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, as produções aguçam a percepção dos estudantes sobre a coletividade. “Houve uma melhora significativa na qualidade das produções e o concurso debateu, em sua pluralidade, temas pertinentes para toda a comunidade escolar. Destaco, ainda, que o concurso é uma forma efetiva para que os professores trabalhem um dos temas integradores do Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia, que é o Saúde na Escola, contribuindo efetivamente para a formação integral de nossos estudantes”.

Doutora em Saúde Pública e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Heleni Ávila, participou da comissão julgadora do concurso e falou sobre a qualidade dos vídeos finalistas. “Gostaria de parabenizar todo o processo. As atividades só trazem benefícios para a educação destes jovens. Sair da sala de aula e experimentar novas possibilidades é fundamental para a aprendizagem. Precisamos ampliar as formas de partilhar os conhecimentos e os vídeos me surpreenderam, estão excelentes! Fiquei com vontade de dar nota máxima para todos os trabalhos”.