Educação da Bahia e universidades dialogam sobre fortalecimento da Educação Básica

Bahia

05.06.2023

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e as Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia (IPES) participaram, nesta segunda-feira (5), no Hotel Novotel, em Salvador, do Seminário "Articulação Educação Básica e Educação Superior: marcos institucionais para a extensão universitária na Educação Básica, formação continuada dos profissionais da Educação e produção de conhecimento". A atividade, que prossegue nesta terça-feira (6), tem como foco desenvolver e avaliar oportunidades de articulação dos diferentes cursos das IPES, em especial os de licenciatura, com a Educação Básica.

O seminário conta com a formação de Grupos de Trabalho (GTs) para a discussão e apresentação de proposições sobre os temas abordados. Como desdobramento, a atividade se propõe à realização de ações diversas nas escolas estaduais com o intuito de contribuir para a qualificação na formação de profissionais de Educação; produção de conhecimento sobre a Educação Básica; e execução de atividades extensionistas na escola. 

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior. “A Educação Básica deve influir no interior das universidades e as universidades e os institutos federais devem também estar presentes na Educação Básica. Esses ciclos, que se fazem em constantes movimentos, vão fazer com que possamos avançar. Se nós não estivermos bem na Educação Básica, as universidades não vão receber jovens capazes de reflexão crítica frente ao mundo e às suas escolhas”. 

Segundo a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, essa articulação é fundamental e precisa ser feita de forma dialógica. “A universidade tem muito a contribuir com as escolas, as suas pesquisas e os projetos de extensão e, ao mesmo tempo, as escolas têm muito a contribuir com a formação dos nossos estudantes, trazendo as demandas mais urgentes para que a gente pense junto”, disse. 

Já o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, afirmou que essa articulação pode estimular a entrada dos estudantes do Ensino Médio nas universidades. “Neste momento, nós estamos em uma situação muito propícia, porque o principal programa do governo é a Educação Integral com tempo integral e isso é justamente o espaço mais propício para estreitar essa relação com a universidade, especialmente através da curricularização da extensão”.

O seminário ainda contou com a participação da primeira-dama, Tatiana Velloso; do assessor especial de Articulação da Educação Superior da SEC, José Bites de Carvalho; da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi; do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães; do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro de Santana; e da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica da Luz, além de representantes de institutos federais.