Profissionais realizam busca ativa por estudantes e secretária Adélia destaca papel da mulher na Educação

Bahia

08.03.2023

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participa da Feira Março Mulher, promovida pelo governo do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), na Arena Fonte Nova, em alusão ao Março Mulher, ação dedicada à luta pelos direitos das mulheres. Até o próximo sábado (11), no estande “Educação Empodera”, técnicas da SEC realizam a busca ativa de estudantes que ainda estão fora da escola, por meio do diálogo com as mulheres presentes na atividade e orientam sobre políticas de assistência e permanência estudantil, como o Bolsa Presença.

Na abertura do evento, nesta quarta-feira (8), a secretária Adélia Pinheiro, que acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado da presidenta da VSBA, Tatiana Veloso, falou sobre os serviços prestados pela SEC e enfatizou o papel de destaque que as mulheres ocupam na Educação. “O 8 de março é especial para a sociedade, por ser um dia em que todos estão convidados a refletir sobre a importância e o papel da mulher em tudo que faz e na vida de cada um. Eu aproveito para destacar que as mulheres, no campo da Educação, se apresentam em maioria na gestão e nas escolas. E, hoje, estamos aqui na Feira acolhendo as mulheres para mostrar que temos várias ofertas, como a EJA (Educaçãode Jovens e Adultos). O importante é estudar. Quem já foi à escola, volte; quem ainda não foi, venha! Sempre é tempo. A educação é um importante apoio para nós, mulheres, irmos adiante, fortes, empoderadas e protagonizando, fazendo nossas escolhas na vida”, afirmou.

Ao revelar que teve câncer de mama, a secretária Adélia lembrou da necessidade do autocuidado para a prevenção e cura. “Eu sou uma mulher que teve câncer de mama. Então, este é o dia que a gente também aproveita para dizer ‘Ô, mulherada, vamos cuidar da mamografia, de ir na unidade de saúde para fazer a prevenção daquelas doenças que acometem a mulher mais frequentemente, como o câncer de mama e de colo de útero. Vamos cuidar da saúde”.

Adélia também ressaltou a importância do respeito, da necessidade do combate à violência contra a mulher, da defesa do direito das mulheres e, ainda, da sororidade. “É importante, ainda, falar da responsabilidade que todas nós e todos nós temos, mulheres e homens, no combate intransigente à violência contra a mulher, na defesa de que a mulher pode estar no lugar que ela quiser. E exercitar, de mulher para mulher, a sororidade, aquela que sempre puxa, apoia e dá força, e os homens exercitarem a reflexão de que a sociedade é uma só na defesa dos direitos da mulher e na defesa do lugar da mulher”.