Educação fortalece ações com foco na gestão da aprendizagem, juventudes e cultura de paz nas escolas

Bahia

26.07.2023

A gestão da aprendizagem, as juventudes e a cultura de paz nas escolas são temas norteadores do planejamento para o segundo semestre letivo, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Hotel Fiesta, em Salvador. O objetivo é avaliar os resultados obtidos nos primeiros meses letivos e as novas estratégias a serem adotadas. 

A atividade, iniciada na terça-feira (25) e que segue até sexta-feira (28) conta com a participação de160 profissionais, entre gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e articuladores, em uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, enfatizou que os encontros fazem parte do processo formativo contínuo das equipes gestoras e destacou a necessidade do planejamento. “É importante mantermos esse contato próximo de forma periódica com a nossa rede estadual. O local que ocupo hoje muito me honra, mas não estou sozinha. Precisamos ter os nossos processos de trabalho bem estruturados, definidos e avançar em todas as ferramentas que nos auxiliem no processo de decisão, de monitoramento, que, consequentemente, vai nos dar um redirecionamento, quando for necessário,  e o aprimoramento para garantirmos que as ações cheguem em cada localidade e estudante”, afirmou.

As discussões em torno da gestão da aprendizagem incluíram a execução de projetos e programas da SEC, como o Mais Estudo, Educa Mais Bahia, Educação Inclusiva, além da Educação Digital. “Buscamos, assim, atender a realidade de cada unidade, trabalhando com os articuladores no planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de todo o processo pedagógico para garantir que nossos alunos possam aprender mais e melhor”, explica o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim.

Assédio Zero

Nesta quarta-feira (26), as discussões foram sobre "Assédio Zero e Prevenção à Violência na Escola", um projeto que vem sendo desenvolvido pela SEC em conjunto com as secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM); Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).  

Prova de Conceito – Na quinta e sexta-feira, o Ensino Médio estará em pauta no evento “Prova de Conceito”, quando serão discutidas a participação estudantil, a saúde socioemocional e a cultura de paz nas escolas. Os participantes terão oportunidade de se aprofundar mais nos principais pontos da iniciativa, sua proposta de governança e sistemática de gestão alinhado às demais estratégias e ações da SEC.

Fonte: Ascom/SEC