Educação da Bahia fortalece aprendizagem de estudantes de áreas remotas com aula por intermediação tecnológica

Bahia

27.07.2023

Um total de 15.337 estudantes que residem em áreas remotas da Bahia estão assistindo às aulas  pelo Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com a vantagem de estarem perto de casa. As aulas são transmitidas via satélite e em tempo real, por meio dos estúdios de TV instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na capital baiana, e os estudantes são acompanhados por mediadores em salas para a interação com os professores direto de Salvador. Os resultados, os avanços e as perspectivas do EMITEC estão sendo discutidos por gestores do programa e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), em encontro realizado de terça (25) a esta quinta-feira (27), no IAT.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou sobre o impacto do programa. "O EMITEC, ao utilizar tecnologias e mediação no processo pedagógico, possibilita que a educação alcance um grupo de estudantes que necessitam dessa atenção e que, agora, são atendidos pela nossa rede. O programa se adapta às diferentes necessidades do nosso povo, como um mosaico que compõe várias oportunidades de educação para toda a população, independentemente de sua localização geográfica".

Atualmente, o EMITEC conta com 1.005 turmas, espalhadas por 330 localidades, em 127 municípios baianos. Desde que foi criada pela SEC, em 2011, a modalidade já atendeu a mais de 215 mil alunos. As aulas ocorrem nos três turnos, nas localidades e em unidades vinculadas. Após as aulas, os vídeos são editados e disponibilizados no Portal da Educação (emitec.educacao.ba.gov.br) e são transmitidas pela TV Educa Bahia.

Durante o encontro, estão sendo realizadas mesas-redondas e palestras sobre diversos temas, como “Garantia das aprendizagens e uma formação humana integral: Ensino Médio com Intermediação Tecnológica discutindo concepções, estrutura e características” e “Educação emancipatória: desafios do EMITEC para uma formação integral dos estudantes no contexto e diálogo com os territórios de identidade”. Além da parte pedagógica, questões relacionadas ao funcionamento dos Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMIT) e às gestões administrativa, financeira e técnica do programa são discutidas.  

O diretor do Colégio Estadual Santo Antônio do Abaré, em Abaré, William Pereira da Silva, falou como o programa tem transformado a vida dos estudantes. "O EMITEC está proporcionando a mesma oportunidade de estudo aos alunos que moram em comunidades mais afastadas. Este ano, contamos com cerca de 60 alunos matriculados e, graças a essa acessibilidade proporcionada pelo programa, temos um número considerável de aprovados em cursos públicos", comemorou.

Investimentos – Nos últimos dois anos, a SEC investiu mais de R$ 28 milhões na modernização dos três estúdios usados na transmissão das aulas, com equipamentos de última geração (câmeras robóticas, telas touchscreens, gravadores digitais, monitores de áudio profissional e chroma-key, entre outros recursos tecnológicos) e na requalificação da estrutura instalada nos anexos dos CEMIT e das unidades de vinculação, garantindo resultados ainda mais positivos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes desta oferta de ensino.