Educação da Bahia lança coletânea sobre escolas sustentáveis

Bahia

12.12.2022

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) lançou a  coletânea “Escolas Sustentáveis: quais os caminhos?”. A publicação contém 27 projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual, que foram apresentados na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O livro apresenta possíveis intervenções nas escolas para a promoção da consciência socioambiental  e para o desenvolvimento de ações sustentáveis.

Inspirados nos elementos terra, fogo, água e ar, os projetos descritos tratam de questões como a reciclagem do papel no ambiente escolar, elaboração de hortas e jardins, reaproveitamento de material descartado, agroecologia e qualidade do ar. Outro tema recorrente é a relação da escola com os recursos hídricos, enfatizando a reutilização da água da chuva e o reflorestamento.

O livro tem tiragem inicial de 10 mil exemplares e já está sendo distribuído nas escolas da rede de ensino estadual. Também há uma versão digital disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

A conferência, que deu origem à publicação, contou com a participação de professores e estudantes de 1728 escolas das redes estadual, municipais e privadas.  O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fabio Barbosa, fala sobre a importância da iniciativa. “A coletânea pode ser utilizada de forma multidisciplinar como suporte pedagógico e subsídio para a implantação de ações sustentáveis nas escolas. Além disso, é um material que possui linguagem simples, retrata as mais diversas realidades do Estado e vai servir como estimulador na produção estudantil e nos processos pedagógicos com foco na sustentabilidade”, explicou.

Para o professor de Biologia, Idalécio Santos, que leciona no Colégio Estadual Marquês de Abrantes, situado no município de Rio Real, a coletânea contempla rico material. “O livro, além de um instrumento pedagógico, oferece visibilidade à Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente e valoriza o protagonismo estudantil mediante elaboração e execução dos projetos socioambientais. Espero que o tema ganhe cada vez mais importância dentro e fora dos espaços educadores”.