Secretaria promove encontro com estudantes para discutir programas e políticas educacionais

Bahia

06.12.2022

Mais de 240 estudantes da rede estadual de ensino, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, participam, nestas terça-feira e quarta-feira (6 e 7), no Hotel Fiesta, em Salvador, de um encontro promovido pela  Secretaria da Educação do Estado (SEC). A atividade faz parte de um ciclo de ações realizadas, durante o ano letivo, com líderes de classe e estudantes ouvidores, que visa promover o protagonismo estudantil.  

A coordenadora de Políticas para Juventude da SEC, Larissa Santos, falou que o encontro contribui para democratizar informações e o acesso às políticas educacionais, como os programas Bolsa Presença, Mais Estudo, Educar para Trabalhar e Educação em Tempo Integral. “O intuito é capacitar estudantes e jovens sobre a importância da gestão participativa e do protagonismo juvenil, pois os estudantes são fundamentais no monitoramento dessas políticas públicas", afirmou.

O líder de classe municipal, Jhunadson Nazaré, 17, 3º ano, do Colégio Estadual de Taboquinhas, localizado em Itacaré, afirmou que o encontro permite compartilhar experiências. “Isso incentiva o empoderamento jovem para que a gente possa, cada vez mais, ter voz e ficar sabendo das políticas públicas e incentivar que aconteçam não só na Bahia como também no mundo”, destacou.

O estudante e jovem ouvidor, Jeferson Manoel de Sá, 17, 2º ano do Colégio Estadual Reis Magalhães, localizado no município de Glória, também falou sobre essa vivência. “É um momento muito importante para discutirmos políticas públicas estudantis. A partir dos alinhamentos que são feitos, poderemos melhorar a nossa atuação”, afirmou.

Durante todo o ano de 2022, além do Programa Líderes de Classe e do Projeto Jovem Ouvidor, os estudantes da rede estadual também participaram do Projeto Deputado Jovem Baiano; dos Programas Jovem Senador e Jovem Embaixador; das simulações da ONU, como a BaMUN, MeetMUN e ChapaMUN; do Projeto Nas Entranhas; das Olimpíadas de Matemática; do Líder STEM 2030, em parceria com a UNESCO; e do projeto #PartiuMudar, em parceria com o TRE Bahia, dentre outros.

Nesta terça-feira, o encontro contou, também, com a participação do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da secretaria, Marcius Gomes; e Ouvidor da Educação, Jocivaldo dos Anjos.