Secretária Adriana Aguiar participa da abertura da campanha Outubro Rosa do Hospital de Amor de Palmas

Tocantins

01.10.2021

Por Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

O Hospital de Amor (HA) de Palmas lançou, na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, a campanha 'Outubro Rosa', que tem o objetivo de prevenir o câncer de mama e o câncer do colo do útero, por meio do compartilhamento de informações às mulheres acerca do tema.

Durante o evento, os médicos do HA explicaram sobre a importância do autoexame para o diagnóstico e também abordaram o atendimento prestado pela instituição. O médico radiologista, João Victor Lopes dos Santos, apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a incidência do câncer de mama, que em 2021 chegou a mais de 66 mil casos, e reforçou ações necessárias para redução desses índices.

“Pensar em Outubro Rosa é pensar em saúde coletiva e, por isso, é importante reforçar um tripé fundamental que envolve a prevenção, o rastreamento e o tratamento. E a prevenção é o melhor caminho, pois prevenir é promover saúde e informação, levar conhecimento sobre a importância da prática de atividade física, de levar uma vida saudável e também do acompanhamento periódico e do autoexame”, ponderou.

Titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar foi convidada para o primeiro evento dentro da sede construída e destacou que o trabalho do Hospital de Amor salva vidas.

“São diversas histórias de vidas transformadas pela atuação dos profissionais do Hospital de Amor e é importante preservarmos essa rede de solidariedade e apoio para contribuir com o bem-estar de mais famílias e, assim, salvar mais vidas. O mês de outubro nos lembra da importância de cuidarmos umas das outras, em uma atuação pela vida que deve ser feita não só neste mês, mas o ano todo”, pontuou.

Ana Paula Bichuette, coordenadora voluntária de captação de recursos em Palmas, contou que a instituição presta atendimento gratuito para mulheres. “Este é o primeiro evento que é realizado dentro da sede do Hospital, com a abertura do Outubro Rosa para alertar as mulheres quanto à prevenção. A unidade tem 20% do projeto de obra concluído e realiza um trabalho de assistência, ofertando exames de mamografia, para mulheres acima de 50 anos, e o teste Papanicolau de prevenção ao câncer do colo do útero, todos gratuitos”.

Participaram do evento a equipe do HA, pacientes e familiares, além de visitantes e comunidade.

HA

O Hospital de Amor é uma instituição filantrópica com sede em Barretos, São Paulo. A unidade de Palmas está sendo construída nos mesmos padrões de excelência no tratamento e prevenção do câncer e já conta com 20% da obra executada.

A instituição realiza exames gratuitos para mulheres e para o agendamento basta ligar no telefone: (63) 3212-9400. A sede está localizada na quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, 944, em Palmas.