Secretaria da Educação da Bahia discute agenda de trabalho comum com os Estados do Nordeste

Bahia

12.06.2019

Depois de criar uma agenda comum de aprendizagem para a região Nordeste, os secretários Estaduais de Educação da região estão dialogando sobre uma agenda de trabalho que inclui, também, a elaboração de subsídios técnicos para o Consórcio Nordeste criado pelos governadores da região e no regime de colaboração com os municípios. Esta agenda de trabalho pautou o encontro do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, com o secretário executivo do Consórcio dos Estados do Nordeste, Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência Social, nesta quarta-feira (12), na Secretaria da Educação do Estado (SEC). A atividade também contou com a participação do subsecretário Danilo Souza e do assessor especial do gabinete, Nildon Pitombo.

Na atividade, os gestores dialogaram sobre os desdobramentos do encontro realizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), no último dia 3, em Recife, entre os secretários de Educação do Nordeste. Entre pontos prioritários do consórcio e que foram tratados com Gabas, estão o assessoramento para a implantação da Base Nacional Comum do Ensino Médio (BNCC); livros didáticos; a Agricultura Familiar para se chegar no limite nos 30% dos seus produtos; e, também, o sistema de compras em conjunto para aquisições e licitações nas redes estaduais dos nove Estados do Nordeste.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância do Consórcio dos Estados do Nordeste em áreas estratégias, como a Educação. “Vemos no consórcio uma ferramenta estratégica de fortalecimento do processo de aprendizagem nas redes de ensino; de aproximação das políticas estaduais; de intercâmbio entre as secretarias; e da possibilidade de conseguirmos colocar o Nordeste em um patamar de grandeza na aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou.