Secretaria da Educação da Bahia discute sistema de avaliação com educadores de Salvador e Região Metropolitana

Bahia

31.05.2019


Educadores da rede estadual de ensino de Salvador e Região Metropolitana participaram, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, de um debate sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). O objetivo foi discutir a importância da ferramenta como forma de avaliar e monitorar o desempenho dos estudantes, diagnosticando habilidades e competências, para subsidiar o planejamento das aulas e formular políticas públicas de educação.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, destacou a importância dos educadores retomarem a ferramenta de avaliação como parte das ações pedagógicas nas escolas. “Com provas diagnósticas e a utilização do SABE, os professores podem avaliar e monitorar o desempenho do aluno durante o ano letivo, buscando analisar, caso seja necessário, um novo planejamento para as aulas, com o objetivo de suprir os pontos em que os alunos tenham maior dificuldade. É fundamental que consigamos imprimir essa prática, pois o monitoramento regular do ensino nos dá condição de aperfeiçoá-lo”, disse. 

O coordenador pedagógico Reginaldo Alves, do Colégio Estadual Desembargador Júlio Virgínio de Santana, falou sobre a iniciativa. “É muito importante termos essa ferramenta, pois temos que pensar na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em conjunto, com a qualidade da aprendizagem dos estudantes. É bom termos esse suporte da Secretaria assim como um auxílio no direcionamento pedagógico, porque mais importante que a avaliação é a intervenção pós-avaliação”, ressaltou.

SABE - Para subsidiar os educadores, a SEC disponibilizou no endereço www.educacao.ba.gov.br/sabe, a plataforma do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), onde ao inserir as respostas dos estudantes resultantes das provas diagnósticas no sistema, será gerado relatório, em tempo real, que aponta informações importantes sobre: a participação dos estudantes, as habilidades avaliadas, os percentuais de acertos e erros por escola, por turma e por estudante. Esses relatórios poderão potencializar o processo avaliativo e fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem. Na página, os educadores conhecem o cronograma do SABE que detalha o conjunto das atividades avaliativas definidas para o ano letivo de 2019.