Secretaria da Educação da Bahia disponibiliza plataformas digitais de preparação para o ENEM

Enem 2017

30.10.2017

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza uma série de conteúdos educacionais digitais para auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Trata-se do Ambiente Educacional Web (AEW), um espaço pedagógico multidisciplinar, com mais de cinco mil conteúdos digitais registrados em licenças livres.

Com conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, o espaço é uma ferramenta acessível para os estudantes, com um sistema de busca fácil e dinâmico. Esses conteúdos digitais são produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. Com acesso público e gratuito, o Ambiente Educacional Web conta, também, com sites temáticos, como a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web.

O Ambiente Educacional Web também pode ser acessado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, contribuindo para que estudantes e professores ampliem as possibilidades de compartilhar conteúdos educacionais e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. As videoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) também estão disponíveis no Portal da Educação.

Plataforma EDUX
A Secretaria da Educação do Estado também está disponibilizando o Módulo EDUX, que pode ser acessado utilizando computadores ou celulares. A iniciativa, que é uma parceria da Secretaria com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), beneficia dois mil estudantes de dez escolas da capital. Por meio do módulo, os estudantes estão tendo acesso a diversos conteúdos voltados para as provas, a exemplo de videoaulas, simulados, chat e outros artifícios interativos.

O conteúdo do Módulo EDUX para estudantes dispõe, ainda, de livros digitais interativos, de um banco de questões com notificador do momento de revisar assuntos e sistema interno para rastreamento de carências de aprendizagens e com procedimentos de localização de falhas de aprendizado. A plataforma oferece, ainda, simulado de prova individual no modelo do ENEM por agenda feita pelo estudante, com relatório de tendências de desempenho.