Secretaria da Educação da Bahia e Conselho Estadual da Educação alinham ações conjuntas

Parceria

13.06.2016

Para estreitar o diálogo com as instâncias que atuam na Educação da Bahia, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou de reunião com o Conselho Estadual de Educação (CEE), nesta segunda-feira (13/06). O encontro foi o primeiro de uma série que o secretário quer estabelecer com órgãos e instituições da educação, com o objetivo de ouvir demandas e propostas e alinhar um plano de ação para garantir uma parceria participativa e colaborativa.

O secretário destacou a importância da interação entre a Secretaria da Educação e o CEE. “É o momento de buscar todas as confluências da Educação. Afinal de contas, a Secretaria da Educação tem a obrigação de acompanhar todas essas instituições e dar a importância de cada uma, e a gente só consegue fazer isso com o Conselho”, destaca Pinheiro, apontando como pontos fundamentais para que isso aconteça uma ampla parceria entre as instituições e o trabalho conjunto, com resultados concretos.

A presidente do CEE, Anatércia Ramos, ratificou a importância de se estabelecer um diálogo permanente com a Secretaria da Educação. “O Conselho é um órgão de Estado que deve estar aliançado com a Secretaria e deve atuar em sintonia com as suas políticas. Esta reunião significa uma pactuação e um compromisso para atuarmos conjuntamente. Nós, conselheiros, estamos comprometidos com a Secretaria, em trabalharmos juntos em prol da educação do Estado Bahia”, afirma.

Durante a reunião, os conselheiros sugeriram pautas importantes da Educação para que os órgãos atuem conjuntamente. “Contamos com o apoio da Secretaria para implementar o Plano Estadual de Educação que tem muitas exigências, todas em prol da qualidade da educação, mas que também exige muitos recursos, e por isso, gostaríamos de contar com o apoio nessa implementação”, disse Rosana Lopes.

Objeto desconhecido
Pinheiro avaliou este primeiro encontro como positivo, principalmente porque rendeu para além das apresentações, partindo para um amplo debate sobre demandas, atribuições e prioridades. “Consagramos uma boa reunião e tiramos alguns pontos de tarefas de ambos os lados. Minha expectativa é que nos próximos quinze dias a gente faça encaminhamentos, tanto de responsabilidade da Secretaria quanto do Conselho. A ideia é que o Conselho possa, de uma vez por todas, integrar-se à Secretaria, acompanhar as informações, sugerir e pautar o trabalho para se ter consequências concretas e práticas”, avalia Pinheiro.

Para Anatércia, um dos principais desafios é a reestruturação do Conselho. “Uma modernização que implica em investimento no processo de informatização”, afirma. De acordo com o secretário, essa é uma necessidade importante, sobretudo, para que os dados da Secretaria da Educação sejam compartilhados com o Conselho com mais agilidade. “O Conselho precisa modernizar-se para receber a mesma informação da Secretaria, para um completo envolvimento do Conselho nas pautas da Secretaria. Os conteúdos precisam ser compartilhados para que se possa discutir as prioridades”, apontou Pinheiro.