Secretaria da Educação da Bahia e Fundação Telefônica Vivo discutem projetos voltados à aprendizagem

Bahia

12.06.2019

Representantes da Fundação Telefônica Vivo foram recebidos na Secretaria da Educação do Estado (SEC), nesta quarta-feira (12), para a apresentação do plano de trabalho para 2020 sobre o projeto “Pense Grande”. Trata-se de um braço do Inova Escola, que é desenvolvido pela instituição, em parceria com a SEC, com foco na formação escolar voltada para empreendedorismo de impacto social. A iniciativa é realizada há dois anos no Colégio Estadual Norma Ribeiro, localizado no bairro de Arenoso, em Salvador, mas a ideia é que ele se amplie para outras unidades escolares da rede estadual de ensino, a partir de 2020.

O secretário Jerônimo, acompanhado do coordenador executivo de Projetos Executivos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a possibilidade de ampliação do “Pense Grande” a outras escolas da rede. “Alegra-me a agenda com a Fundação Telefônica Vivo no sentido de continuarmos com a parceria, mas que esta seja ampliada para outras escolas, juntando formação, conteúdo e tecnologia, trabalhando esse formato cada vez mais próximo à comunidade. Estamos em um momento muito importante para a Educação na Bahia. O governador Rui Costa vem, desde 2015, visitando as escolas da rede, conhecendo de perto os espaços pedagógicos, dialogando com a comunidade escolar sobre as suas demandas e este é um gesto muito forte que visa a melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes. Neste sentido, temos interesse em fortalecer as nossas parcerias que exercem esse papel social na escola e contribuam para a melhoria de aprendizagem”.

A gerente de Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo, Mila Gonçalves, explica que o “Pense Grande” é um projeto que fomenta a cultura empreendedora dentro da escola. “Levamos para o aluno e o professor o desenvolvimento dessa atitude empreendedora e um olhar de que ele pode fazer as suas escolas profissionais baseadas também em propósitos e na melhoria da sua comunidade. Então, toda essa metodologia desenvolve o protagonismo, a colaboração, a comunicação e as competências digitais, bem como ajuda o jovem a se organizar no seu próprio estudo. Estou bem contente porque gostei muito da visão do secretário Jerônimo. Precisamos de secretários da Educação com esse comprometimento, essa ambição pela melhoria da aprendizagem”.

O programa da Fundação Telefônica Vivo tem uma aderência com a estratégia proposta pela Secretaria da Educação do Estado, que é melhorar a relação ensino e aprendizagem, considerando a sala de aula do século XXI e as características territoriais, considerando que a tecnologia é uma ferramenta importante para potencializar o aprendizado.