Secretaria da Educação da Bahia lança a edição do #TransformaÊ 2019

Bahia

09.09.2019

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou, na sexta-feira (6), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a edição 2019 do #TransformaÊ: virada educacional Bahia. Trata-se de um movimento educativo e cultural proposto às unidades escolares da rede estadual de ensino com o objetivo de potencializar as produções científica, artística, cultural e social das escolas com a participação coletiva da comunidade local. 

A edição deste ano acontecerá no dia 20 de setembro, quando as escolas da rede estadual de ensino promoverão, simultaneamente, 12 horas seguidas de atividades para integrar as escolas, as famílias e a comunidade local. Dentre as atividades, destacam-se oficinas, apresentações culturais, jogos educativos, rodas de conversa, exposições artísticas, intervenções sociais, exibições de filmes e outras. 

O evento de lançamento foi aberto com declamação de poesia e apresentações musicais e de dança protagonizadas por estudantes do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, localizado no bairro de Plataforma. Além disso, o compositor do RAP TransformaÊ, Ailton Meneses (MC Pierre), embalou o público com a música tema do movimento cultural. O ex-estudante da rede estadual, Josenildo Almeida (MC Feijão), também abrilhantou o evento com uma participação especial, cantando uma das canções temáticas do #TransformaÊ.

Para o estudante José Henrique Pereira, 18, 3º ano, que fez uma apresentação com as músicas “Futuro de verdade” e “Grito de paz”, o #TransformaÊ serve como uma vitrine para que os estudantes mostrem seus talentos revelados nos projetos estruturantes, como o Tempos de Arte Literária (TAL), do qual sempre participa. “Eu sempre gostei de cantar, mas foi através dos projetos da escola que aprimorei ainda mais a minha habilidade musical. Através do movimento #TransformaÊ, muitos jovens, como eu, são incentivados a desenvolver seus talentos e isso transforma as nossas vidas”, afirmou.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da atividade para potencializar a aprendizagem dos estudantes. “Trabalhar com a juventude é trabalhar com arte, cultura e esporte e nós podemos afirmar que não existe uma educação de qualidade sem arte. Nós, então, estamos conclamando todas as escolas do Estado, a nossa rede de professores, estudantes e colegiados para que no dia 20 possamos fazer uma grande festa em cada município e em casa território, envolvendo todos em nome da aprendizagem do Estado da Bahia”, ressaltou.

O coordenador de projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou como a iniciativa é realizada nas escolas. “A Secretaria da Educação, através do calendário escolar, estabelece um dia do ano para fazer um grande movimento nas unidades mobilizando gestores, estudantes e professores para estabelecer um diálogo com temas importantes, envolvendo atividades artísticas e esportivas, o cuidado com a escola, o protagonismo juvenil. Desta forma, a escola reafirma o seu compromisso social com suas comunidades”, salientou.