Secretaria da Educação da Bahia reúne mais de 1.400 gestores escolares durante encontros nos Territórios de Identidade

Gestão

31.08.2017

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está realizando a última etapa da série de encontros "Diálogo com Gestores", na cidade de Vitória da Conquista (a 518 km de Salvador), região Sudoeste da Bahia. A 10ª edição foi iniciada nesta quarta-feira (30) e segue até amanhã (31), com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação de Vitória da Conquista (NTE 20), Jequié (NTE 22), Caetité (NTE 13) e Itapetinga (NTE 08). A atividade, realizada de junho a agosto, totaliza a participação de mais de 1400 gestores escolares, de 1.279 escolas, de todos os 27 NTE.
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou de todos os encontros, acompanhado por técnicos do órgão central, numa ação que busca fortalecer o eixo pedagógico nas escolas, discutir questões relacionadas ao cotidiano da gestão escolar e aproximar, ainda mais, as unidades escolares da Secretaria. Pinheiro fez um balanço sobre a série e disse que a iniciativa apresenta resultados positivos para a melhoria da qualidade da Educação.
 
"A secretaria conseguiu um objetivo muito importante que foi o de conversar, interagir e dialogar com quase a totalidade dos diretores de nossa rede, extraindo as demandas e preparando os passos seguintes da Secretaria. Não dá para fazer planejamento pedagógico, estratégico ou plano de gestão sem que tenhamos possibilidade de estabelecer uma radiografia geral. É fundamental ouvirmos quem está na ponta, os professores, diretores, coordenadores pedagógicos e funcionários, pois são eles que têm uma verdadeira contribuição para oferecer devido à sua vasta experiência. Apenas reiterando que este é apenas um ciclo que se encerra para começarmos outro dando seguimento aos frutos plantados no 'Diálogo com Gestores', " afirmou.
 
Pinheiro ainda ressaltou os próximos desafios a partir de agora. "Temos o compromisso, por meio da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (CONTE), de envolver os núcleos e continuar o processo permanente de interação, colocar para funcionar as solicitações que foram demandadas e começar a construir, também com a rede, o novo planejamento. Por tanto, não é uma etapa que se encerra, muito pelo contrário, agora iniciamos um momento de muita ação," destacou.
 
O coordenador da CONTE, José Barreto, acredita que as oficinas promovidas durante os diálogos, com a participação de superintendentes e técnicos da Secretaria, foram um importante apoio para os gestores escolares. "Realizamos atividades que trabalharam questões relacionadas ao eixo pedagógico, da gestão, da área legislativa, ou seja, aquilo que há de mais atual, e que os gestores devem conhecer para uma boa administração da unidade escolar”, afirmou.
 
Gestão democrática
Para os dirigentes escolares, os diálogos foram essenciais para o fortalecimento da gestão escolar. É o que acredita, por exemplo, Ramon Lobo, diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Brumado (NTE 13). "Fico bastante empolgado com essa forma de relacionamento que a Secretaria está desenvolvendo com as unidades escolares, já que podemos passar nossas demandas como pessoas que estão no dia a dia da escola", comentou.
 
A diretora Leniran Carvalho, do Colégio Estadual de Condeúba, em Condeúba (NTE 20), também destacou esta aproximação da Secretaria com as escolas. "O evento foi muito esperado, porque com a participação de Pinheiro podemos saber quais os planos da Secretaria para a Educação, além de podermos estar diretamente com os dirigentes tirando dúvidas, como no meu caso, sobre questões de infraestrutura, recursos humanos e aposentadoria, para poder trabalhar de forma mais eficaz na unidade", explicou.