Secretaria da Educação do Estado realiza encontro virtual para dialogar sobre seleção de projetos para a 9ª FECIBA

Bahia

07.07.2021

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (7), do “Encontro 9ª FECIBA", promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Programa Ciência na Escola. A atividade teve como objetivo esclarecer dúvidas e dialogar sobre a seleção de projetos e pesquisas de iniciação científica dos estudantes para a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia.

O prazo das inscrições para a submissão dos trabalhos escolares foi prorrogado para até o dia 30 de julho e podem ser realizadas  no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A edição deste ano da feira será realizada em formado virtual, na plataforma do Instituto Anísio Teixeira (IAT), entre os dias 25 e 29 de outubro, com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a importância da educação científica na vida escolar. “Temos um desafio enorme, neste momento de pandemia, e, sem dúvida, temos a Feira de Ciências como uma importante estratégia para demonstrar que nossos estudantes e professores pesquisadores têm feito muita coisa bacana. Para este ano, teremos uma série de premiações e certificações que irão valorizar as experiências escolares e dos Territórios de Identidade”.  

Durante o encontro, questões como critérios de participação e de avaliação, submissão de projetos, qualificação de pesquisa, premiação, cronograma e parceiros foram pontuadas pela coordenadora do Programa Ciência na Escola, Patrícia Oliveira. “A feira é um importante espaço de divulgação científica, de mostra de experiências e de estímulo ao protagonismo dos estudantes que, orientados por professores, estabelece relações entre a teoria e a prática de caráter científico, de maneira reflexiva, criativa e criativa, além de fortalecer o domínio de habilidades nas diversas áreas do conhecimento”, ressaltou

Sobre o Ciência na Escola – O programa Ciência na Escola, criado pela Secretaria da Educação do Estado,  fomenta a Educação Científica na Educação Básica, por meio de uma tecnologia educacional que possibilita o desenvolvimento profissional do professor e a formação do estudante crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem, considerando os paradigmas emergentes, o território educador, a dialogicidade, o ensino e a pesquisa científica como referências para a consolidação de uma rede colaborativa na perspectiva de inovação educacional e tecnológica.