Secretaria da Educação do Estado realiza Pré-jornada pedagógica em toda a Bahia

Bahia

20.12.2022

Com o objetivo de sensibilizar e organizar as unidades escolares da rede estadual de ensino para a  Jornada Pedagógica 2023 e o início do próximo ano letivo, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, na segunda-feira (19), a Pré-jornada pedagógica, que acontecerá até sexta-feira (23), em toda a Bahia. A Jornada Pedagógica será  entre os dias 1º e 3 de fevereiro de 2023.

A pré-jornada envolve diretores e equipe pedagógica dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), além de gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Cada núcleo é responsável por sua programação e as reuniões de planejamento com as unidades escolares.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, falou sobre a importância da atividade. “A pré-jornada é uma oportunidade de avaliação do ano letivo de 2022 e de planejamento do próximo ano letivo de 2023. A pré-jornada também serve para organizar a jornada do ano vindouro”.

Segundo a coordenadora pedagógica Arielma dos Santos, que atua no Colégio Estadual de Tempo Integral Leda Jesuíno dos Santos, em Salvador, a pré-jornada fortalece os vínculos entre a comunidade escolar. “A gente consegue diagnosticar os principais desafios do ano letivo, as possibilidades para 2023, os temas a serem trabalhados e, também, traçar um plano de ação em uma linha pedagógica que atenda as demandas dos nossos estudantes”, afirmou.

No site da Jornada Pedagógica, que pode ser acessado no endereço (http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/), estarão disponíveis alguns materiais de apoio aos professores e coordenadores pedagógicos, com destaque para a Caixa de Ferramenta, que traz vídeos, links úteis, documentos orientadores, diretrizes curriculares, além de outras referências que podem auxiliar no trabalho pedagógico.

Durante os encontros, será realizada a preparação das atividades letivas a partir das diretrizes propostas pela SEC; discussões sobre a organização dos materiais necessários para embasar o planejamento pedagógico para o ano letivo 2023; análise de resultados; definição de estratégias para o acolhimento dos docentes; e o aprofundamento de temas específicos com base nos temas sugeridos pela SEC.