Secretaria da Educação homenageia servidores aposentados

Tocantins

23.01.2023

A Secretaria da Educação fez uma homenagem aos servidores aposentados, nesta segunda-feira, 23, como forma de lembrar o legado de cada um e a importância do trabalho realizado na Seduc nos últimos 30 anos. A homenagem foi realizada durante o Momento Devocional que acontece todas as segundas-feiras e também como forma de lembrar o Dia Nacional dos Aposentados, celebrado no dia 24 de janeiro. E como forma de valorizar esses profissionais, foram entregues certificados de honra ao mérito aos servidores presentes.

Nélida Gomes Azevedo, que trabalhou no desenvolvimento e implantação do programa Escola Autônoma de Gestão Compartilhada, falou dos desafios e da alegria de fazer parte da história de um programa que atualmente é referência nacional por seus resultados e eficiência. “Este é um momento de gratidão, foram 25 anos de serviços, participando de formações em todos os municípios tocantinenses. Hoje estamos vivendo uma época de privilégios na Educação, porque no início da implantação do programa fazíamos os cálculos um por um e depois tínhamos que conferir. Hoje com a modernização tecnológica as tarefas são realizadas de forma mais ágeis”, frisou Nélida.

Neuma Maria Matias, que se aposentou em outubro do ano passado, citou programas que contribuíram muito para a alfabetização dos tocantinenses. “Iniciamos com o projeto Some, que levava professores para as cidades, e ajudamos na melhora da educação em todas as regiões do Estado. Trabalhamos muito na elaboração de projetos como os do Plano de Ações Articuladas (PAR), que fazia parte do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que promoveu melhorias nas escolas. Presenciar hoje como a educação avançou em todos os sentidos é motivo de grande alegria. Eu digo que me aposentei, mas serei sempre da educação”, comentou Neuma.

Isolda Pacini, disse que gostou muito da reunião devocional dedicada aos servidores aposentados. “Foi um momento surpreendente, ser lembrada por todo o nosso trabalho é gratificante. E também foi uma oportunidade para rever pessoas. Foi emocionante”, afirmou.

O secretário Fábio Vaz, ressaltou a contribuição de cada servidor para o processo de consolidação da educação no Tocantins. “Hoje temos uma educação de referência, que considero de ouro e cada um dos servidores que contribuíram com esse processo, deixam o seu legado. Agora, estamos trabalhando para avançar ainda mais, modernizando todos os setores para alcançarmos uma educação dinâmica e digital que atenda a diversidade tocantinense”, afirmou.

Data

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado em 24 de janeiro, como forma de lembrar a primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, assinada em 24 de janeiro de 1923, pelo então, presidente da República, Artur Bernardes, a conhecida Lei Eloy Chaves. O Dia Nacional dos Aposentados foi instituído pelo Decreto nº 6.926/81

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado