Educação do Rio Grande do Sul inicia formação de professores para implantação do Ensino Médio em Tempo Integral

Rio Grande do Sul

11.05.2023

A Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, na manhã desta terça (9/5), as atividades de formação para as equipes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que atuarão na implantação do Ensino Médio em Tempo Integral. O evento está sendo realizado no Centro Universitário (UniSenac), em Porto Alegre, e vai até quinta (11/5). Entre os participantes estão coordenadores regionais, coordenadores pedagógicos, assessores das CREs, além de equipes diretivas e docentes das escolas estaduais.

Na abertura do encontro, foram debatidos a concepção do modelo, a matriz curricular, o modelo de gestão, o modelo pedagógico, o ciclo de acompanhamento formativo e as ações protagonistas dos estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral. Ainda no primeiro dia do evento, entre outros temas discutidos, foram apresentados os resultados do intercâmbio realizado com as escolas estaduais de Pernambuco.

A titular da Seduc, Raquel Teixeira, destacou a parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para o desenvolvimento do Ensino Médio em Tempo Integral no Rio Grande do Sul. “O ICE é o grande responsável pelo planejamento e implementação desse modelo de tempo integral em Pernambuco, mas ninguém transfere de um lugar para o outro as mesmas estruturas curriculares. É preciso um olhar atento às particularidades: à nossa cultura, ao nosso espaço, às nossas tradições. Este é um momento muito rico e inspirador porque propõe uma troca de experiências entre as regionais. Tenho a certeza que estes três dias de atividades trarão uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino”, destacou.

O subsecretário de Desenvolvimento para Educação da Seduc, Marcelo Jerônimo, disse que a formação dos docentes é um importante elemento de alinhamento pedagógico e de gestão. “São três dias de imersão que nos ajudarão a compreender melhor o funcionamento deste processo de implantação das escolas de tempo integral. Queremos que esta capacitação chegue aos professores e alunos das escolas, para que a comunidade escolar também conheça as diretrizes curriculares que serão utilizadas para a formação integral e o desenvolvimento dos jovens do Ensino Médio”, explicou.

A consultora de gestão do ICE, Karina Kikuti, responsável técnica pelas formações continuadas, afirma que a meta é ofertar a capacitação para 550 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral até 2026, conforme meta estipulada pelo Governo do Estado. “Estamos começando todo um trabalho que já se consolidou em outros Estados e queremos, neste primeiro momento, preparar os docentes por meio de formações continuadas e da elaboração de estratégias de gestão. A ideia é que eles possuam as ferramentas necessárias para que a implantação aconteça nos próximos três anos”, detalhou.

Ensino Médio em Tempo Integral

A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma ação prioritária da Seduc para o período 2023-2026. O projeto visa atender à meta do Plano Nacional de Educação que prevê transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral, e atingir um índice 25% de matriculas nessa modalidade.

A partir de 2023, serão 111 instituições ofertando esse novo modelo de ensino no Estado. São 67 novas escolas que se juntam às 18 escolas técnicas, às oito escolas Tiradentes e às 18 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral que já estavam em funcionamento em 2022.

No modelo em tempo integral, são ofertadas sete horas e meia de aulas diárias, que compõem uma matriz curricular própria que totaliza 1.500 horas de atividades por ano e 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio. Com a adesão das 67 instituições a partir de 2023, 8 mil alunos de todas as regiões do Estado serão beneficiados.