Secretaria da Educação mobiliza comunidade escolar para realização dos Estudos de Aprendizagem Contínua

Rio Grande do Sul

30.11.2023

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, apresentou, nesta quarta-feira, 29 de novembro, a Live de mobilização dos Estudos de Aprendizagem Contínua. A iniciativa, que visa garantir a recuperação das aprendizagens dos estudantes, bem como evitar a evasão escolar, começou no mês de fevereiro e terá a sua última etapa do ano letivo de 2023 realizada entre os dias 7 e 15 de dezembro. A transmissão da Live de mobilização foi realizada pelo canal do YouTube TV Seduc RS e contou com ampla participação das escolas estaduais e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

“Há um entendimento antigo, de que o professor bom é aquele que reprova, que não deixa ninguém passar. Este é um equívoco que nós temos que superar, pois está ultrapassado. O bom docente é aquele que ajuda o aluno a aprender, é para isso que nos tornamos professores. Portanto, o nosso desafio é descobrir a forma de fazer com que todos os alunos aprendam e compreendam os estudos. Reprovação não é alternativa para aprendizagem, é, sim, antes de tudo, uma depreciação daquele estudante perante à escola inteira”, destaca a titular da pasta, Raquel Teixeira.


A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Sherol dos Santos, afirma que os Estudos de Aprendizagem Contínua se caracterizam por uma série de ações continuadas a serem realizadas no cotidiano de sala de aula, com intervenções pedagógicas ao longo do ano letivo e ao final de cada um dos trimestres.


“Nós sabemos que o período pandêmico e pós-pandêmico foi desafiador para todas as pessoas. Porém, nós também sabemos que as crianças e os adolescentes tiveram que lidar com desafios extras, como retornar à escola, se readaptar e se reaproximar de seus antigos vínculos, escolares e pessoais. Isso gera um impacto grande na aprendizagem. Por isso, os Estudos de Aprendizagem Contínua são uma estratégia efetiva, para que possamos, intencionalmente, interferir positivamente no desenvolvimento de nossos alunos. É muito importante que tenhamos esta consciência”, ressalta a diretora Sherol dos Santos.

Busca Ativa

Além dos Estudos de Aprendizagem Contínua, a Secretaria Estadual da Educação desenvolve a Busca Ativa. Esta é uma estratégia conjunta de políticas públicas que se propõe a mapear e a identificar crianças e adolescentes infrequentes ou evadidos.

Para isso, existe um acompanhamento de fluxo geral, onde se acompanha diariamente a frequência escolar dos estudantes, além de identificar e comunicar a equipe diretiva da escola sobre os estudantes em risco ou infrequentes.

Depois, se busca realizar ações de acordo com a realidade da comunidade escolar, fazer o contato com as famílias e com os estudantes via WhatsApp, SMS ou ligação; e mobilizar os colegas para que também auxiliem na busca deste aluno que se encontra fora da sala de aula.

Depois de identificados os alunos e consolidada a busca ativa, são realizadas ações para acolhimento e acompanhamento dos alunos com a promoção de ações de melhoria de aprendizagem ao longo do ano letivo.

Estudos de Aprendizagem Contínua

Caso o estudante ainda mantenha a nota inferior a 6,0, o professor deverá garantir atividades complementares com vistas a desenvolver as habilidades essenciais, permitindo, assim, a consolidação das aprendizagens e a alteração da expressão do resultado em qualquer trimestre.
O docente, a partir das avaliações diagnósticas e de aprendizado, deverá utilizar metodologias ativas que incentivem o protagonismo estudantil, proporcionando a troca de experiências e a interlocução entre os agentes envolvidos no processo de aprendizagem a fim de consolidar as competências necessárias.

Cadernos de Aprendizagem Contínua

O material complementar Cadernos de Aprendizagem Contínua é uma ferramenta para auxiliar os estudantes na consolidação dos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. Os materiais de apoio contam com três volumes com edições exclusivas para professores e alunos. Cada um dos volumes conta com cerca de 100 páginas e beneficia alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A impressão dos cadernos foi realizada por meio de suplementação da verba de Autonomia Financeira. O valor total investido na impressão do material pedagógico Cadernos de Aprendizagem Contínua, foi de R$ 5.161.682,40.