Educação da Paraíba recebe estudantes da rede estadual para discutir demandas das escolas

Paraíba

19.04.2023

O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, e a Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, se reuniram, nessa segunda-feira (17), com estudantes da Rede Estadual de Ensino. O objetivo do encontro foi a discussão de demandas dos alunos e da comunidade escolar. Na oportunidade, foi estabelecida a criação de um Comitê Permanente de Escuta com estudantes representantes de todas as Gerências Regionais de Ensino.

A Secretária Executiva, Elizabete Araújo, lembrou da importância de ouvir os estudantes para potencializar o processo de ensino-aprendizagem com base nas demandas dos próprios alunos. Elisabete também detalhou como funcionará o Comitê Permanente de Escuta.

“Nós recebemos com muita felicidade essa representação de estudantes. Tivemos a oportunidade de dialogar com alunos de escolas integrais e regulares com o intuito de que o Secretário Roberto tivesse o prazer de recebê-los. Foi uma conversa muito efetiva e, a partir das falas deles, conseguimos entender o que aflige nossos alunos e quais os problemas que estão atrapalhando o processo de ensino e aprendizagem. Saímos daqui com uma decisão importante de instituir um Comitê Permanente de Escuta formado por estudantes, com representação de todas as Gerências, para que possamos ter esse encontro bimestralmente e avaliar o que foi sinalizado nas reuniões anteriores. Dessa forma, construímos um espaço democrático para que o estudante possa contribuir com a Educação", explicou a Secretária.

Karla Thaís é estudante da segunda série da Escola Cidadã Integral Técnica Olivina Olívia. Ela esteve presente na reunião e destacou a importância deste debate com a SEE-PB. “Hoje nós conversamos sobre nossos problemas e como lidamos com eles. Enxergamos com muita expectativa a resolução dos nossos problemas, para que possamos caminhar lado a lado. Esse momento foi muito especial porque vimos que eles estão aqui para nos escutar e que a gente está mais perto da Educação que queremos”, disse a estudante.

Giovana Maria, estudante da Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, também esteve presente no encontro e destacou a relevância do diálogo com os secretários. “Nós conversamos sobre nossas necessidades e as demandas na nossa Gerência Regional. Essas demandas foram apresentadas ao Secretário Roberto e nós conversamos para entender como resolver estes problemas. É fundamental para o Ensino Público de qualidade que possamos ter essa conversa ampla, diversa e abrangente”, relatou.