Secretaria de Educação apresenta devolutivas da segunda Avam 2023

Amazonas

22.09.2023

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio de suas secretarias adjuntas Pedagógicas e de Gestão, encerraram, na sexta-feira (22/09), a apresentação das devolutivas dos resultados da segunda Avaliação da Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023. A atividade iniciou na segunda-feira (19/09), e passou por todas as setes Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). 

O objetivo destes encontros foi apresentar e discutir os resultados da segunda Avam por coordenadoria, escola, turma e estudante. A avaliação foi elaborada com base nas Matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, tendo como foco avaliar habilidades/descritores essenciais para a aprendizagem dos estudantes. O Saeb é a prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

O diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Eriberto Façanha, destacou que as reuniões são importantes para que todos os membros que integram a equipe escolar possam ter acesso aos dados obtidos com a Avam e, assim, melhorar o desempenho na prova do Saeb. 

“Todos os gestores do estado do Amazonas, ao obterem os resultados, podem trabalhar os planos de intervenção tanto de  recomposição quanto de intervenção da aprendizagem. Esses resultados vão nos ajudar no Saeb e vai com certeza aumentar o nosso Ideb 2023”, informou o coordenador. 

Diagnósticos e Planos de Ações

Na CDE 2, que abrange as escolas da zona sul, a reunião contou com a presença de gestores e pedagogos das coordenadorias. Durante a reunião foram avaliados critérios como o cenário dos estudantes presentes durante a prova por escola, o número de acertos por escola, o número de acertos por disciplina, entre outros.

O gestor da Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt, Altamiro Castro, ressaltou a importância da presença dos gestores na reunião que, a partir dos dados obtidos, podem verificar os pontos fortes e fracos, e a partir deles planejar ações e aplicá-las diretamente com os alunos, para que no momento do Saeb os índices desejados sejam alcançados. 

“Precisamos pensar no rendimento, na proficiência e pensar, sobretudo, nos índices das escolas como um todo e na educação do Amazonas.”, afirmou o gestor.

Sobre a Avam

A Avam integra o Programa Hora de Avaliar, do Governo do Amazonas, que busca a melhoria da qualidade da educação no Amazonas. Neyzabel Menezes, gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), da Secretaria de Educação, afirmou que a Avam, além de contribuir para uma melhor atuação nas avaliações externas como o Saeb, também permite visualizar como está sendo o desempenho geral do aluno na escola.

“As demonstrativas mostram, por meio do Business Intelligence, como está o nosso índice de aproveitamento, a frequência e o panorama naquela escola. Assim, podemos trabalhar um plano de ação nas escolas para recuperar o aprendizado”, explicou a gerente. 

A primeira Avam foi realizada no mês de abril e também foi realizado o diagnóstico. A segunda aconteceu em julho, já com a  função preparatória para o Saeb, assim como a terceira, realizada neste mês de setembro. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto