Secretaria de Educação de Sergipe inicia Projeto Ascom Itinerante

Sergipe

16.08.2017

Por Avelar Mattos

"Somos a assessoria de comunicação da escola". Com essas palavras, a diretora de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), jornalista Gleice Queiroz, iniciou a sua palestra com os gestores escolares que fazem parte da Diretoria Regional de Educação 08. Nesta segunda-feira, 14, às 14h, no polo de educação a distância da Universidade Tiradentes, localizado no Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, a jornalista deu início ao Projeto Ascom Itinerante, que objetiva facilitar o contato dos gestores com a imprensa, divulgar a comunicação oficial da Secretaria e promover a interação entre a escola e sociedade.

"A comunicação escreve a sua história. Esse projeto é mais um desafio da Assessoria de Comunicação da Seed, que pretende divulgar as ações das escolas da rede estadual. No que depender da Ascom, estamos sempre à disposição para orientá-los e ajudá-los no contato direto com os profissionais da imprensa", disse Gleice Queiroz.

Aos gestores escolares, a diretora da Ascom disse que a assessoria de comunicação é o setor da Seed que coordena toda a comunicação oficial da Secretaria.

"Marketing, publicidade e jornalismo são algumas das modalidades em que a Ascom opera. Um dos pilares da comunicação é promover o diálogo entre a escola e a população", disse ao ressaltar que as escolas desenvolvem ações que fazem a diferença na vida dos alunos, professores, gestores e da comunidade, e por isso, divulgar é como um prestar contas à sociedade.

A jornalista Gleice Queiroz disse aos gestores que as matérias produzidas pela Ascom têm o objetivo também de cumprir a função legal de dar publicidade às obras e demais atos do governo do estado, por meio da Seed. "Como o material jornalístico é distribuído para todos os veículos de comunicação, é fundamental lembrar que esse conteúdo representa a comunicação do estado", ressaltou.

Para ela, o aluno precisa se conscientizar de que a escola é uma extensão da casa dele. "Aos alunos, digo apenas que eles precisam cuidar, respeitar e valorizar a sua escola, aos gestores, que não devem esconder os problemas verificados nas escolas. A comunicação deve ser sempre direta, verdadeira e objetiva, pois a sociedade necessita conhecer as verdades dos fatos", disse.

Produtos

A diretora da Ascom disse aos gestores que dialogar é mais uma prática que marca a gestão da Secretaria. Gleice Queiroz apresentou alguns produtos que foram produzidos pela Assessoria de Comunicação da Seed.

"São vários canais que a Seed disponibiliza para promover essa comunicação e que ampliam a perspectiva de diálogo com a comunidade escolar", enfatizou.

Inicialmente, a jornalista fez um resumo do Educa + TV, que é veiculado na TV Aperipê aos sábados, às 11h, com reprise às quintas-feiras, às 19h30.  "A proposta do programa é mostrar o que acontece no universo escolar.

Além de promover o protagonismo da comunidade escolar, é um espaço para os alunos e professores, que devem compartilhar suas experiências inovadoras e exitosas", disse Queiroz.

Educa + Rádio é outro programa produzido pela Ascom, em parceria com a Fundação Aperipê. "O programa enaltece mais ainda a importância da escola e valoriza o papel do aluno e do professor", disse. Com 50 minutos de duração, o programa conta com os seguintes quadros: Foca no Talento, Comportamento, Dica de Voz, Entrevista Especial, Minha Escola tem Grêmio, Nossa Língua Portuguesa, Professor Destaque, Dicas do Enem com professores que fazem parte do Pré-universitário da Seed.

A diretora da Ascom ressaltou o programa Repórter Educação, que de forma criativa, descolada e descontraída, apresenta os projetos educacionais das escolas com entrevistas de professores e alunos. Por último, Gleice Queiroz falou sobre o TV Seed, lançado recentemente pela Ascom.

"São vídeos institucionais com dicas e entrevistas. Tudo isso pode ser acompanhado através do Facebook da Educação. Temos também o Informe Seed com links e textos curtos que são enviados para prefeitos, deputados, senadores, vereadores e secretários municipais de Educação", informou.

Redes Sociais

A importância das redes sociais como um canal de comunicação mereceu uma atenção especial da diretora da Ascom/Seed. "As redes sociais digitais priorizam conversas e compartilhamento de informações em tempo real, exigindo uma comunicação mais dinâmica entre corporações e público-alvo, por isso, é necessário que todas as ações da Educação estejam inseridas da melhor forma nas redes sociais", disse.

Mídias Sociais

Na avaliação da jornalista Gleice Queiroz, as mídias sociais devem ser encaradas como uma oportunidade de aproximar os cidadãos de forma moderna e eficiente. "Tivemos um alcance enorme nas mídias sociais, foram quase um milhão de pessoas, entre mensagens, comentários, seguidores, interações, likes, posts e impressões. O saldo é positivo e faz aumentar a nossa responsabilidade à frente da Assessoria de Comunicação", disse.

A gestora da Diretoria Regional de Educação -DRE 08, professora Maria Izabel Bitencourt, elogiou a iniciativa da diretora da Ascom em promover o contato direto com os gestores das unidades escolares. "É muito importante esta parceria. Temos certeza que a partir desta palestra da jornalista Gleice Queiroz, os gestores passarão a trocar mais informações com a Ascom, objetivando divulgar os projetos e as ações das escolas estaduais", ressaltou.

Para ela, o projeto era o que faltava para completar uma gama de ações que a Seed desenvolve em prol da qualidade do ensino, posto que há diversas atividades acontecendo nas escolas e, por vezes, os gestores não sabem como divulgar. "O encontro foi bastante proveitoso. Eles precisam perceber a Ascom como uma amiga e o que observei é que o gestor não está sozinho, tem um parceiro. Foi muito positivo e bem aceito", afirmou.