Secretaria de Educação do Acre forma 697 alunos do Centro de Línguas

Acre

14.12.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) por meio da Divisão de Ensino de Línguas (Diel) do Departamento de Programas e Ações Especiais, realizou a formatura de 697 alunos do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em inglês, italiano, francês, espanhol e libras.

A formatura aconteceu no auditório da SEE na noite desta segunda-feira, 12, e contou com a presença do secretário Aberson Carvalho, da diretora de ensino da SEE, professora Gleice Souza, da chefe do Departamento de Programas e Ações Especiais, Maria Clara Siqueira, da chefe da divisão de ensino de línguas, Kelen Duarte e do coordenador do CEL, Charle Sante.

O Centro de Línguas possui mais de 11 anos de existência e os alunos formados são das turmas do segundo semestre de 2021 e do primeiro semestre de 2022. Eles concluíram cursos dos módulos básico, intermediário e avançado.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, fez questão de dizer que o CEL é uma referência de ensino de línguas no pais. Tanto é verdade que o centro ficou em segundo lugar em um concurso realizado pela embaixada espanhola sobre as melhores escolas da língua no país.

“Estamos garantindo aos alunos da rede pública e também da comunidade em geral, a possibilidade de avançar na área de linguística para muitos que não tem as condições de pagar um curso, dando preparo e uma melhor condição para que esse estudante possa entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

Uma boa notícia dada pelo secretário diz respeito a possibilidade de interiorização do centro de línguas já a partir do ano que vem. “Dentro dos projetos do nosso governo para o ano de 2023 está questão da interiorização, a gente está estudando um formato, uma metodologia para que o centro de línguas possa chegar em todo o interior”, disse.

Entre os formandos está Tiago da Silva. Ele está concluindo o inglês intermediário e está gostando muito do curso e que os professores são excelentes. “Agora, vou fazer o avançado porque pretendo trabalhar e ter um outro idioma no currículo é muito importante”, fez questão de dizer.

Outra formanda do centro de línguas é Letícia Souza. Ela está concluindo o módulo intermediário de espanhol e seu interesse na língua nasceu a partir de músicas que ouvia, de novelas que assistia e até de poemas que lia. “Sou muito interessada na história da América Latina e quero trabalhar com espanhol ou algo relacionado”, disse.

Já Romilda Milhomins é concludente do curso avançado de libras. Ele é pedagoga e trabalha no Colégio Acreano com alunos especiais. “Não é bom a gente trabalhar com alunos especiais, principalmente surdos, e não saber se comunicar. Agora, com o curso que estou concluindo, já sei me comunicar com esses alunos”, afirmou.