Secretaria de Educação do Acre realiza abertura oficial do censo escolar de 2023

Acre

31.05.2023

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta quarta-feira, 31, no auditório, a abertura oficina do censo escolar de 2023. O censo é uma pesquisa estatística fundamental realizada por Estados e municípios e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Da abertura do censo escolar participaram a assessora técnica do gabinete da SEE, representando o secretário Aberson Carvalho, Rosária Maia, a secretária municipal de educação de Rio Branco, professora Nabiha Bestene, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Elizete Cardoso, o chefe da divisão de gestão e monitoramento de dados, Martins Casas e o coordenador do censo estadual, Jelsoni Calixto.

Os dados coletados durante o censo são utilizados para determinar a distribuição de recursos do governo federal, além de auxiliar no planejamento e divulgação de informações sobre as avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Esse levantamento é realizado em duas etapas e desempenha um papel importante na compreensão da situação educacional do país, assim como no acompanhamento da efetividade das políticas públicas. Ele fornece informações detalhadas sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula.

No ano de 2022, o Acre se destacou ao ser o primeiro a concluir o preenchimento dos dados do Censo Escolar pelo sexto ano consecutivo. Segundo os dados mais recentes, o estado possui um total de 1.531 escolas, das quais  616 fazem parte da rede estadual de ensino.  

Outras 864 pertencem às 22 redes municipais do estado. Além disso, há sete escolas federais e 43 instituições de ensino privadas. Pelo censo do ano passado, o Acre conta com atualmente com mais de 264 mil alunos matriculados, sendo 145 mil na rede pública estadual.

 

Resultados reais

A assessora técnica do gabinete do secretário de Educação, Rosária Maia, destacou a necessidade em se obter resultados reais, fidedignos para que a Educação possa ofertar um ensino de qualidade e melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas.

Além disso, ela destacou as ações que estão sendo implementadas pelo governador Gladson Cameli para melhorar a educação acreana. Citou o reforço da merenda com o prato-extra, o acesso à internet nas escolas, a distribuição de tablets para os alunos, os kits escolares, o fardamento escolar, além da distribuição de absorventes.

 

Aniversário do censo

 

O coordenador estadual do censo escolar, Jelsoni Calixto, fez questão de citar que hoje é o aniversário do censo, que é comemorado toda a última quarta-feira do mês de maio. Além disso, afirmou se tratar da maior pesquisa educacional do mundo, que no Brasil é promovida pelo INEP.

Ele destacou ainda a importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que irá acontecerá esse ano no mês de outubro é e realizado para os alunos dos quintos e nonos anos do ensino fundamental, anos finais e para os alunos do terceiro ano do ensino médio.

“São essas notas do Saeb que ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o censo é importante para que possamos ter uma quantidade de recursos condizentes com as matrículas e com a realidade educacional de cada escola”, afirmou.