Acre
14.11.2025
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 14, o segundo aulão de véspera do Programa Pré-Enem Legal, que foi realizado no auditório do Colégio Sebastião Pedrosa (Cesp) para os alunos da terceira série do ensino médio e transmitido ao vivo pelo canal da educação no YouTube (educaçaodoacre).
De acordo com o coordenador do programa, professor Humberto Miranda, destacou que o Pré-Enem Legal iniciou os trabalhos com os alunos ainda no mês de fevereiro, juntamente com o ano letivo. “Já atendemos mais de 9 mil alunos da terceira série e esse momento é essencial para a gente minimizar a ansiedade antes da prova”, disse.
Na semana passada, o aulão de véspera levou para os estudantes temas ligados a redação e ciências humanas. Nesta sexta-feira, foram levados temas de matemática, ciências da natureza e ciências exatas. “Esses temas poderão estar na prova do próximo domingo, dia 16”, explica o professor.
“A ideia é exatamente essa, fazer essa preparação final e para isso estamos traçando estratégias para que o aluno possa se acalmar e ir pronto para a prova, eles precisam estar tranquilos, então vamos dar muitos toques, muitos macetes que ajudam na hora da prova”, destacou.
Ele frisou ainda que os aulões são véspera são o fechamento de um trabalho que vem sendo realizado durante o ano inteiro. “Eu vou dar um spolier, o nosso trabalho não vai terminar hoje, estamos preparando um material para o vestibular de medicina da Ufac. Então, o Enem a gente encerra hoje, mais ainda tem esse vestibular”, fez questão de dizer.
Quem está aproveitando bem os aulões de véspera do Pré-Enem Legal é a aluna Silmara Carvalho. “Esses aulões são um grande apoio para nós, estudantes, que muitas vezes não temos direção do que realmente vai acontecer no Enem, então isso é um passo muito grande para a nossa vida e eu só tenho a agradecer a toda essa equipe”, afirmou.
Quem também aprovou os aulões de véspera realizados pela equipe do Pré-Enem Legal foi o aluno Antônio Carlos Gadelha. “Eles passam conteúdos que, em pouco tempo, nós aprendemos e são conteúdos que, muitas vezes, nunca tínhamos vistos porque são muitas matérias do Enem e aqui conseguimos aprender conteúdos fundamentais”, frisou.