Secretaria de Educação do Estado lança mostra de cinema sobre gênero e diversidade

Pernambuco

15.05.2018

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) lançou a “Andanças – Mostra de Cinema em Gênero e Diversidade” em escolas de todas as regiões do Estado. A mostra é itinerante e consiste em sessões de cinema e oficinas sobre a temática, que serão realizadas pelos próprios cineastas/produtores locais, sob o intermédio pela Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH) da SEE. A ação faz parte da campanha “10 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a População LGBT”, do Governo de Pernambuco em parceria com movimentos sociais e prefeituras.

Ao todo, a Mostra contemplará 25 escolas da Rede, distribuídas em todas as regiões do Estado, e a programação segue até o dia 12 de junho. O objetivo é fortalecer as discussões de gênero e diversidade na educação básica, divulgar e valorizar o cenário do audiovisual do Estado. “Pernambuco é um polo cinematográfico significativo no Brasil, e essas produções locais, não comerciais, devem ser apreciadas. O cinema tem o poder de falar de um assunto tão sério de uma forma muito significativa, então vamos trazer esses profissionais para debater essas questões com os nossos/as estudantes, em sala de aula”, declarou Dayvi Santos, técnica em Direitos Humanos da GEIDH.

Além de produtores e cineastas, a mostra contará com a participação de representantes de movimentos sociais LGBT e pesquisadores. Após as exibições e oficinas, os/as estudantes vão confeccionar diferentes materiais, como desenhos, cordéis, frases, poemas e colagens que farão parte de um material pedagógico eletrônico, previsto para ser lançado em dezembro deste ano no site da Secretaria de Educação do Estado (www.educacao.pe.gov.br).

“10 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a População LGBT” é uma ação formulada
pelo o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de Pernambuco; Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; Secretaria de Saúde; Secretaria Estadual da Mulher; Secretaria de Educação do Estado; Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação; Prefeitura do Recife; Prefeitura de Ipojuca; Prefeitura de Jaboatão; Prefeitura de Caruaru; Prefeitura de Olinda; Prefeitura de Moreno; e Prefeitura de São Lourenço da Mata, que envolve diversas atividades e serviços para a sociedade em seus diversos segmentos sobre a temática, com a finalidade de conscientizar a todos e garantir a não violação dos direitos da população LGBT. 

Confira aqui a programação