Secretária de Educação do RN participa de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para o Nordeste

Rio Grande do Norte

22.03.2024

Na noite de ontem (21), a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na live de lançamento para o Nordeste do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento virtual, organizado pelo Ministério da Educação em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reuniu renomados especialistas e gestores para discutir os desafios e perspectivas da educação na região.

O encontro, transmitido pelo YouTube, foi marcado por debates enriquecedores e reflexões sobre a implementação de políticas educacionais no contexto nordestino. Além da mesa de abertura, a live contou com a participação da professora doutora Ana Carolina Perrusi Brandão, da UFPE, que abordou os significados e desafios da política educacional no Brasil contemporâneo.

A secretária Socorro Batista, em sua intervenção, destacou os desafios enfrentados na implementação de políticas públicas educacionais na região nordestina. No entanto, também ressaltou a capacidade e o comprometimento dos profissionais da Educação que atuam na região.

“No Nordeste, enfrentamos desafios significativos que refletem as demandas e limitações de toda a nação. No entanto, nossa região é rica não apenas em termos econômicos, mas também em conhecimento. Contamos com educadores talentosos e prestigiadas universidades, o que nos coloca em pé de igualdade no processo de promover uma educação infantil que garanta o desenvolvimento integral das crianças”, declarou a titular da Educação do RN.

Um dos pontos do evento foi a fala da professora doutora Denise Carvalho Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que trouxe à discussão temas fundamentais como currículo inclusivo, formação humana e docência na educação infantil. Suas reflexões foram cruciais para a compreensão dos caminhos necessários rumo a uma educação mais inclusiva e de qualidade.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada surge como uma iniciativa crucial nesse contexto, buscando não apenas garantir a alfabetização das crianças, mas também fortalecer todo o sistema educacional brasileiro. 

O evento encerrou-se com uma mensagem de comprometimento com a educação, reafirmando a importância da colaboração entre governo, instituições de ensino e sociedade civil para a construção de um futuro mais justo e igualitário através da educação de qualidade para todos.

Saiba Mais

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.