Secretaria de Educação e Esportes dá início à primeira edição do Clipe em Pernambuco

Pernambuco

23.04.2024

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco lançou, na última segunda-feira (22), o Projeto Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE). A iniciativa visa promover o debate sobre educação, diversidade e igualdade racial em solo pernambucano, do litoral ao sertão. Com o tema “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”, o projeto busca alinhar e reforçar o tema do ano letivo de 2024, “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença”. O evento de lançamento aconteceu no no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, Agreste do Estado, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

O Projeto CLIPE foi idealizado pela SEE e busca ampliar o debate e valorizar as contribuições de pensadores e atores sociais negros, indígenas e quilombolas, através de rodas de conversa, lançamentos de livros, bate-papos com autores e apresentações culturais. Desta forma, o projeto reconhece a importância do debate sobre o letramento racial e a necessidade de representatividade nos currículos e materiais didáticos. 

“É com imenso prazer que anunciamos o Circuito Literário de Pernambuco, o CLIPE, que reforça o nosso compromisso com o incentivo ao conhecimento e a valorização da diversidade. O evento é muito mais do que apenas uma celebração da literatura, é uma construção de um futuro mais justo, onde todas as vozes serão ouvidas e representadas. Um grande projeto que vai impactar na vida de muitas pessoas, com uma programação diversificada”, exaltou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva.

A realização da feira será dividida em três etapas, abrangendo todas as regiões de Pernambuco. A primeira etapa, denominada Etapa Agreste, terá sede em Caruaru, de 22 a 27 de abril, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Em seguida, a Etapa Sertão acontecerá em Serra Talhada, no SESC de Serra Talhada, de 06 a 11 de maio, seguida pela Etapa Região Metropolitana e Zonas da Mata, programada para ocorrer de 30 de maio a 6 de junho na Arena de Pernambuco.

Durante as três etapas do evento os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a temática por meio de uma programação extensa e diversificada. Além da programação cultural, o evento ainda vai contar com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos.  

Servidores efetivos e contratados que estejam em pleno exercício de suas funções na SEE poderão adquirir livros e materiais didáticos por meio do “Bônus Livro”, regulamentado em março deste ano. Esse benefício será disponibilizado por meio de um cartão magnético, intransferível e personalizado com a identificação do servidor. O valor para professores será de R$ 1.000 e, para analistas e assistentes, o valor será de R$ 500.  A iniciativa irá beneficiar diretamente cerca de 40 mil docentes e profissionais da rede estadual. A distribuição dos cartões será realizada pelas respectivas GREs de acordo com o período de realização de cada etapa (região) da feira. 

“O Bônus Livro é um incentivo a mais para os nossos servidores. O benefício reconhece o valor inestimável da educação em nosso Estado. Dessa forma, a gente está proporcionando o acesso a recursos educacionais de qualidade, investindo no desenvolvimento do lado profissional e pessoal dos nossos educadores”, afirmou Tárcia.

O Circuito Literário de Pernambuco representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao colocar em prática esse debate, no qual as histórias e culturas marginalizadas não são apenas reconhecidas, mas sim valorizadas, o CLIPE contribui para o fortalecimento da comunidade escolar e o enfrentamento das estruturas racistas que ainda permeiam as instituições educacionais.