Secretaria de Educação e Esportes promove o mais tradicional concurso de bandas e fanfarras de Pernambuco

Pernambuco

17.10.2023

O ginásio poliesportivo Maestro Waldenilson Cunha Costa, localizado nas dependências da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), foi palco do mais tradicional evento de bandas e fanfarras do Estado. O 24º concurso do Ginásio Pernambucano aconteceu durante toda a quinta-feira (12), reunindo 50 grupos musicais de escolas públicas de mais de 20 cidades pernambucanas.

As fanfarras e bandas participantes eram de cinco categorias. Cada uma fez apresentações musicais e artísticas, fazendo vibrar o público que lotou as arquibancadas do ginásio. “Já eram dez meses sem um evento grande e forte como esse. As bandas se prepararam muito. Tudo aquilo que eles ensaiaram nas escolas e em casa, eles mostraram aqui com toda a garra. Foi muito satisfatório”, destacou o maestro Ivison Menezes, coordenador do evento.

Na categoria ‘Percussão Rudimentar’, a banda campeã foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Fernandes da Silva (Recife). Na categoria ‘Percussão Melódica’, quem levou o troféu principal foi a EREM Clotilde de Oliveira (Recife). Já a EREM Professor Mardônio Andrade Lima Coelho (Recife) ficou em primeiro entre as bandas ‘Marcial Master’. 

A Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Senador Nilo de Souza Coelho (Recife) foi a campeã da categoria ‘Marcial Juvenil’, e a Associação Musical Guadalajara, da cidade de Paudalho, foi a primeira entre as ‘Bandas Musicais’.

O concurso do Ginásio Pernambucano é a mais antiga competição musical que envolve as escolas da rede pública estadual e conta com o total apoio da SEE. “Inicialmente, os eventos eram realizados na frente da escola e, posteriormente, passaram a ser realizados na Secretaria. Essa tradição tem um papel importante para as bandas, para a educação e para os jovens envolvidos. Promovemos uma interação e há um calor humano único”, comentou o regente da banda do GP, Waldirei Rodrigues.

Vencedores por categoria

Percussão Rudimentar

1º EREM João Fernandes da Silva

2º EREM Senador Aderbal Jurema

3º EREM Saturnino de Brito

Percussão Melódica 

1º EREM Clotilde de Oliveira 

2º EREM Joaquim Olavo

3º EREM Amaury de Medeiros

Marcial Master

1º EREM Professor Mardônio Andrade Coelho

2º EREM Murilo Braga

3º Escola Municipal Antônio Farias Filho

Marcial Juvenil

1º EREF Senador Nilo de Souza Coelho 

2º Escola Rotary do Alto Páscoal

3º Escola Gabriela Mistral

Banda Musical 

1º Associação Musical Guadalajara 

2º Escola Alzira da Fonseca Breuel

3º Escola Professora Maria Alves Machado