Acre
20.05.2025A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado (Sesacre) e do município de Rio Branco (Semsa), realizaram na manhã desta terça-feira, dia 20, uma ação de atendimento na escola Ercília Feitosa, localizada no km 14 da BR 364, sentido Porto Velho.
Na oportunidade, foram realizados vários atendimentos, entre os quais atendimento com clínico-geral, testes rápidos, vacinação, atendimento de bolsa família, palestra de higienização bucal, além de distribuição de kits com escova e creme dental aos estudantes.
A palestra de saúde bucal foi apresentada pela endodontista e Ortodontista da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde, Francilene Coutinho. Além da palestra, também aconteceu a aplicação de flúor e escovação supervisionada para os alunos da escola.
De acordo com a chefe da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde da SEE, professora Euresty Abreu, informou que essa ação acontecerá em 38 escolas da rede estadual e também da rede municipal de ensino, iniciando pela Ercília Feitosa. “Na pactuação do Programa Saúde na Escola (PSE), a Ercília Feitosa foi uma das contempladas”, disse.
“Estamos dando esse pontapé inicial onde vamos oferecer vacinação para as nossas crianças, que é o que faz com que elas tenham uma vida mais saudável, uma vida melhor e estamos em parceria com a Sesacre e também com a Semsa”, afirmou a professora Euresty Abreu.
A chefe do Núcleo do Programa de Saúde na Escola (PSE) da Sesacre, Ariane Farias, explica que a ação na escola Ercília Feitosa também contempla palestra sobre educação sexual e reprodutiva. “Estamos avançados nessa questão da gravidez na adolescência e estamos trabalhando estratégia de vacinação, que é uma das ´pupilas do Ministério da Saúde (MS) e que nós pretendemos melhorar a cobertura vacinal”, ressaltou.
A responsável pelo Programa Saúde na Escola da Semsa, Edmara Alencar dos Santos, destacou a importância da parceria com o governo do Estado para levar vacinação às crianças. “É importante a gente unir forças para estar levando essa vacinação para os alunos e também para a comunidade”, frisou.
Já planejava o atendimento
O diretor da escola Ercília Feitosa, professora Clóvis Nascimento da Silva, explicou que já pensava em realizar uma ação de atendimento em saúde para os alunos e para a própria comunidade. “Mas eles se adiantaram e a gente de bom grado aceitou essa parceria”, disse.
“Essa ação não é somente para os alunos, mas também para os pais e para a nossa comunidade que é muito necessitava e essas ações vieram numa hora muito boa”, fez questão de dizer.
Atendimento nota dez
Dona Maria Élida Souza da Silva levou a neta, que estuda no pré II, para ser atendida pelo clínico-geral. Para ela, o atendimento realizado durante a ação foi “nota dez”. Eu também vou ser atendida pelo bolsa família e espero que eles voltem aqui pelo menos três vezes por ano porque foi muito gratificante para a gente que mora longe e eles vindo aqui na escola fica mais fácil”, disse.
Quem também aprovou o atendimento na escola Ercília Feitosa foi dona Daiana Silva de Araújo. Mãe de dois filhos, um que estuda quarto ano e outro que estuda no primeiro ano do ensino fundamental, anos iniciais, ela considerou o atendimento “maravilhoso”.
“Moro em um ramal de difícil acesso, o do Clodoaldo e chegar nos postos de saúde e na própria UPA é mais difícil e como a gente mora longe, esse atendimento aqui na escola é muito bem-vindo”, afirmou.