Secretaria de educação é premiada no concurso de ações inovadoras com programa professor mentor

Alagoas

04.12.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi uma das premiadas do Concurso de Ações Inovadoras do Governo de Alagoas. A pasta ficou em segundo lugar na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, com o programa Professor Mentor, iniciativa que visa recompor as aprendizagens de estudantes da rede estadual.

Por meio do programa, lançado no final de 2021, a Seduc fomenta recomposição de aprendizagens perdidas ou afetadas durante a pandemia com diversas ações que incluem busca ativa de estudantes evadidos, fomento à pesquisa e iniciação científica e acompanhamento pedagógico individualizado de cada turma de ensino médio por meio de um professor mentor, o qual ainda conta com o apoio de um estudante monitor.

 

O programa conta também com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que concede bolsas mensais de R$ 1.500 para os professores e de R$ 250 para os alunos. Ao todo, 7.300 pessoas são contempladas com estas bolsas

“Por meio do Professor Mentor, mobilizamos nossos estudantes para a inscrição no Enem e para a participação na prova do SAEB. E conseguimos feitos inéditos: pela primeira vez, tivemos todas as Gerências Especiais de Educação com quase 100% de inscritos e participação de 96% de nossos alunos no SEAB”, conta o coordenador do programa e superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa.

Ele também fala da premiação. “Estamos muito felizes, é o segundo ano que fomos premiados no Concurso de Ações Inovadoras e este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais par ao planejamento do programa em 2024”, reforça.

 

 

 

Aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, Melissa Marques deu um depoimento sobre como o programa transformou sua vida. “O Professor Mentor fez com que me sentisse acolhida e me fez ver o futuro de uma maneira melhor, sem limitações”, revela a jovem.

 

Inovação

Outra ação da Seduc selecionada no Concurso de Ações Inovadoras foram os Escripites, espaços de criatividade, pesquisa, inovação e tecnologia da Educação de Alagoas. “São espaços como o Cecite, Observatório Astronômico do Cepa e o Efex, onde promovemos desde formações de professores a projetos de iniciação científica que fomentam políticas de inovação e tecnologia na rede estadual de ensino. Além disso, também implantamos um estúdio voltado à educação híbrida no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche”, explica a gerente de Inovação e Tecnologia da Seduc, Andreia Maciel.

Ana Paula Lins / Ascom Seduc  Fotos: Ana Paula Lins/Ascom Seduc