Secretaria de Educação fecha uma das etapas das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular em Rondônia

Base Nacional Comum Curricular

26.07.2019

A equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia reuniu professores e técnicos para dar continuidade aos estudos sobre as diretrizes traçadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais aos educandos a serem desenvolvidas ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, discutida em todo o Brasil.

Nesta semana, a equipe PróBNCC  do Ensino Médio da Seduc realizou um encontro entre professores que trabalham com as quatro áreas de conhecimento do Ensino Médio de Rondônia: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Esta foi a quarta reunião do grupo que fecha um ciclo de debates e esclarecimentos, sendo a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas o último tema da etapa. A equipe discorreu sobre as habilidades e competências possíveis de serem desenvolvidas, buscando atingir interdisciplinaridade e a integração com Itinerários Formativos, parte flexível do currículo que permitirá aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse.


CRONOGRAMA

De acordo com Gilceli Correia de Oliveira, coordenadora da BNCC na etapa Ensino Médio, esse encontro finaliza o estudo integral da Base de maneira objetiva e, segundo a coordenadora, o cronograma de estudos, discussões e aprofundamentos dos documentos norteadores para a elaboração de Novo Currículo continua, e dentre as ações planejadas para os próximos meses destacam-se: Oficina sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Elaboração de Itinerários Formativos Propedêuticos Experimentais e a Consulta Pública para alunos, professores e sociedade cível em geral.

Para o professor de matemática da Escola Estadual Carmela Dutra, em Porto Velho, Ericson Silva de Oliveira, que compõe umas das equipes, as mudanças a serem promovidas pelo novo currículo são de suma importância para os professores e educandos, pois muda toda a forma de lecionar, “vamos preparar o aluno tanto para vida quanto para o mercado de trabalho, tornando o conteúdo mais atrativo, interessante e significante para o estudante” afirmou o professor.

A professora e coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Edilene Teixeira, informou que o Governo está trabalhando em todo estado de Rondônia com uma ampla equipe de professores qualificados para a reelaboração do currículo que atende o ensino médio. “Nós temos um referencial curricular em vigor que passará por adequações e alterações para que seja homologado um novo currículo para o Ensino Médio” disse Edilene Teixeira.