Educação da Paraíba lança edição 2023 do Se Liga no Enem

Paraíba

29.05.2023

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, anuncia o lançamento da edição de 2023 do programa estratégico de apoio e incentivo aos estudantes que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Se Liga no Enem e do Desafio Nota Mil. O evento aconteceu nesta segunda-feira (29), na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira.

A iniciativa tem como objetivo principal auxiliar os estudantes no processo de preparação para o Enem, fornecendo materiais de estudo, aulas preparatórias e orientações para uma melhor performance nas provas. O Se Liga no Enem abrange as áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já o Desafio Nota Mil estimula a escrita das redações, essenciais para um bom desempenho no exame.

Dentre as novidades deste ano está a participação do Programa Arte em Cena, com a proposta REDARTEC, direcionada ao incentivo à escrita e à redação com o apelo às artes, ampliando os repertórios dos estudantes. A proposta é que as oficinas ocorram via Youtube para contemplarem todas as 14 Gerências Regionais de Ensino.

Estarão presentes no evento de lançamento o Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, a Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Bete Araújo, a Secretária Executiva de Administração, Pollyanna Loreto, representantes da 2ª Gerência Regional de Ensino, e profissionais envolvidos na elaboração e implementação do programa. Além disso, representantes de estudantes e professores da 3ª série do Ensino Médio de todas as 14 regionais de ensino também marcarão presença no lançamento. O evento também será transmitido ao vivo através do Canal do Youtube da Secretaria de Educação.

Se Liga no Enem - O programa tem se mostrado essencial para o apoio aos estudantes que almejam uma boa pontuação no Enem, proporcionando maior igualdade de oportunidades e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior. Desde 2019, quando passou de uma estratégia para um programa de ações consolidado, o Se Liga já beneficiou quase de 45 mil estudantes, onde destes quase 20 mil ingressaram nas universidades de todo país. Na edição de 2022, o programa abriu 7 mil vagas gerais, sendo 14 salas virtuais e 17 polos presenciais distribuídos nas 14 Gerências Regionais de Educação da Paraíba. No total, foram mais de R$ 500 mil investidos para preparar os estudantes na edição passada.

Desafio Nota Mil - Já a iniciativa de estímulo à escrita foi criada em 2020 e mais de 110 mil estudantes já participaram, somando mais de 740 mil redações elaboradas. Ele envolve alunos do ensino médio e também do ensino fundamental. As produções, que obedecem às temáticas propostas pelo Desafio, são feitas e enviadas para serem avaliadas pela equipe de corretores do Desafio.

Aprovações em 2022 - Com auxílio do incentivo à preparação dos alunos, o Enem 2022 teve 6.512 aprovações de estudantes da Rede Estadual de Ensino através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo mais de 440 aprovações em primeiro lugar e 327 redações de excelência, com nota maior ou igual a 900 pontos. “Em 2023, toda equipe está envolvida e empenhada, desde os processos iniciais, como a garantia do apoio nas solicitações das isenções, e a preparação, para que todos os estudantes conquistem a tão sonhada aprovação”, conta Elizabete Araújo, Secretária Executiva de Gestão Pedagógica.